Número de Chamada
|
150.7 P644d 1998 DIS
|
Autor Principal
|
Pimentel, Adelma
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Sá, Samuel Maria de Amorim e, 1930-
|
Título Principal
|
Discurso de resistência docente em ciência e interdisciplinaridade no curso de psicologia da Universidade Federal do Pará / Adelma Pimentel ; orientador : Samuel Sá
|
Publicação
|
[S.l : [s.n.], 1998.
|
Descrição Física
|
105 f.
|
Notas
|
Dissertação(Mestrado) - Universidade Federal do Pará, 1998. Inclui bibligrafias A problemática do 2 ª currículo (reformulado em 1985) do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), objeto desta dissertação de Mestrado em Educação: Política Públicas, é abordada pelas orientações de Henry Giroux, um integrante da corrente da nova Sociologia da Educação, especialmente fundamentada na teoria crítica do currículo, para analisar a Sociologia do Currículo vinculando-o a materialidade histórica das sociedades, entendendo-o como um campo de luta pela manifestação dos diversos saberes como um instrumento de reprodução e resistência cultural, capaz de produzir mudanças na concepção e prática educacionais. O trabalho se constitui em quatro áreas. Uma introdutória do cenário da criação do curso de Psicologia e do referencial teórico-metodológico; abordagem do discurso ancorada nas orientações de Paul Ricoeur sobre as disciplinas investigadas; entrelaçamento teórico entre discurso e concepção de ciência e interdiscipliaridade dos informantes e a guisa em forma de conclusão sobre as marcas do currículo formal, que constituem na atualidade um dos suportes do perfil do psicólogo formado na UFPA, Belém-Pará-Brasil.
|
Notas Locais
|
Centro de Educação
|
Assuntos
|
Universidade Federal do Pará Psicologia - Estudo e ensino Psicologia - Metodologia Currículos Abordagem interdisciplinar do conhecimento
|
|