Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
150.7    P644d    1998    DIS   
Autor Principal Pimentel, Adelma
Entradas Secundárias - Autor Sá, Samuel Maria de Amorim e, 1930-
Título Principal Discurso de resistência docente em ciência e interdisciplinaridade no curso de psicologia da Universidade Federal do Pará / Adelma Pimentel ; orientador : Samuel Sá
Publicação [S.l : [s.n.], 1998.
Descrição Física 105 f.
Notas Dissertação(Mestrado) - Universidade Federal do Pará, 1998.
Inclui bibligrafias
A problemática do 2 ª currículo (reformulado em 1985) do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), objeto desta dissertação de Mestrado em Educação: Política Públicas, é abordada pelas orientações de Henry Giroux, um integrante da corrente da nova Sociologia da Educação, especialmente fundamentada na teoria crítica do currículo, para analisar a Sociologia do Currículo vinculando-o a materialidade histórica das sociedades, entendendo-o como um campo de luta pela manifestação dos diversos saberes como um instrumento de reprodução e resistência cultural, capaz de produzir mudanças na concepção e prática educacionais. O trabalho se constitui em quatro áreas. Uma introdutória do cenário da criação do curso de Psicologia e do referencial teórico-metodológico; abordagem do discurso ancorada nas orientações de Paul Ricoeur sobre as disciplinas investigadas; entrelaçamento teórico entre discurso e concepção de ciência e interdiscipliaridade dos informantes e a guisa em forma de conclusão sobre as marcas do currículo formal, que constituem na atualidade um dos suportes do perfil do psicólogo formado na UFPA, Belém-Pará-Brasil.
Notas Locais Centro de Educação
Assuntos Universidade Federal do Pará
Psicologia - Estudo e ensino
Psicologia - Metodologia
Currículos
Abordagem interdisciplinar do conhecimento