Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
156    S586c    1999    DIS   
Autor Principal Silva, Cristiane Oliveira da
Entradas Secundárias - Autor Dubois, Michel Jean.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Confrontação das abordagens funcional e proximal no estudo do fenômeno coletivos em ungulados / Cristiane Oliveira da Silva ; orientador : Michel Jean Dubois
Publicação Belém : [s.n.], 1999.
Notas Dissertação (Mestrado) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Inclui bibliografias
O estudo da vida em grupo é geralmente limitado ao funcionalismo. Nosso trabalho teórico parte de algumas críticas encontradas na literatura, taxando o pensamento funcionalista de reducionista. Temos por objetivo discutir alguns conceitos dos dois tipos de explicação do comportamento (abordagem funcional e abordagem proximal). O pano de fundo escolhido para discutir estas duas abordagens são os fenômenos coletivos em ungulados. A concepção funcional compreende as causas últimas e são levantadas neste trabalho através da visão adaptacionista. Sua contribuição para o estudo do comportamento é dominante em relação à concepção proximal, a qual abrange os processos desenvolvimentais e, particularmente, a idéia de emergência. Entretanto, nos exemplos citados no texto, foi destacada a importância dos processos desenvolvimentais na emergência de fenômenos coletivos. Concluímos que as duas abordagens apresentam um certo grau de complementariedade, porém são antagônicas devido às limitações conceituais significativas na explicação de fenômenos coletivos.
Notas Locais Centro de Filosofia e Cências Humanas
Assuntos Animais - Comportamento
Mamíferos - Comportamento
Ungulados
Funcionalismo (Psicologia)