Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
636.21    L732p    1999    DIS   
Autor Principal Lima, Paulo Roberto Galdino de
Entradas Secundárias - Autor Molnár, Lászlóné Eva
Universidade Federal do Pará. Centro Agropecuário. Núcleo de Estudos em Ciência Animal. Curso de Mestrado em Ciência Animal.
Título Principal Prevalência da leucose enzoótica dos bovinos no Estado do Pará / Paulo Roberto Galdino de Lima ; orientador : Lászlóné Éva Molnár
Publicação Belém : [s.n.], 1999.
Descrição Física 70 f. : il. (algumas color)
Notas Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, 1999
Inclui bibliografias
Em 31 rebanhos bovinos de 18 municípios localizados nas seis mesorregiões do Estado do Pará, foram colhidas 514 amostras de soro sangüineo e 118 amostras de leite para mensurar a prevalência da infecção pelo vírus da LEB. Estas amostras foram examinadas através do método ELISA Indireto. De 514 soros sangüineos aptos para exame resultaram positivas 364 amostras, o que representa 70,81% de prevalência. Em todos os 31 rebanhos, exceto um, foram encontrados animais soropositivos. A prevalência de soropositividade alternou-se entre 5 e 100%. Examinando os resultados segundo a faixa etária, descobriu-se que a proporção da infecção aumenta com o avanço da idade, entretanto, não foi encontrada diferença importante segundo a idade (as amostras foram provenientes de animais entre 3 e 12 anos de idade). As amostras de leite foram colhidas em 12 rebanhos (dos mesmos animais que foram colhidas as amostras de sangue). Contudo, 98 animais do total destes rebanhos, as amostras de leite foram colhidas entre um e dois anos após a coleta das amostras de sangue. Todas as 20 amostras de leite, bem como, as 19 de sangue que foram simultâneamente colhidas resultaram em positivas. Acredita-se que o exame do leite através do método ELISA Indireto seja bastante promissor.
Notas Locais Centro Agropecuário
Museu Paraense Emílio Goeldi
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Assuntos Bovino - Doenças
Leucose bovina
Leucemia em animais
Teste imunoenzimático
Soro do leite