Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
515.35    A663s    2000    DIS   
Autor Principal Araújo, Manoel Silvino Batalha de
Entradas Secundárias - Autor Costa, Jessé Carvalho.
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Exatas e Naturais. Departamento de Matemática. Curso de Mestrado em Matemática.
Título Principal Solução da equação eikonal em meios anisotrópicos / Manoel Silvino Batalha de Araújo ; orientador, Jessé Carvalho Costa
Publicação Belém : [s.n.], 200..
Descrição Física 88 f.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Matemática, Curso de Mestrado em Matemática, 2000.
Inclui bibliografias.
Uma generalização dos métodos de solução da equação eikonal por diferenças finitas em meios anisótropicos arbitrários, em duas dimensões , é obtida a partir da utilização do algoritmo de Dijkstra e uma implementação robusta de interações de Newton-Raphson para determinar as raízes qP da equação de Christoffel. Não há restrição em relação à orientação dos eixos principais do tensor elástico em relação à orientação da malha de discretização. Testes numéricos indicam a estabilidade do algoritmo que, exceto para regiões próximas à fonte, é sufucientemente preciso para aplicações geofísicas como modelagem e migração na presença de anisotropia. Devido a convexidade da vafarosidade qP ser fundamental para a convergência do método de Newton, o algoritino não permite uma extensão imediata para detemin ação da frente de onda qS.
Assuntos Equação eikonal
Anisotropia