Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
599.82    T231e    1999    DIS   
Autor Principal Tavares, Luciano Ivo
Entradas Secundárias - Autor Ferrari, Stephen Francis
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Estratégias de forrageio de um grupo silvestre de sagüi-branco (Callithrix argentata Linnaeus 1771) na Estação Científica Ferreira Penna - Pará / Luciano Ivo Tavares ; orientador, Stephen Francis Ferrari.
Publicação Belém : [s.n.], 1999.
Descrição Física xi, 97 f. : il. (algumas color)
Notas Dissertação (Mestrado ) - Universidade Federal do Pará, 1999.
Inclui bibliografias
O presente estudo analisou a ecologia e o comportamento de forrageio de um grupo silvestre de sagüi-branco, Callithrix argenata, em uma área de floresta secundária na Estação Científica Ferreira Penna, Melgaço - PA, entre fevereiro e julho de 1998. O primeiro trimestre deste período corresponde ao final da estação chuvosa e o segundo ao início da estação seca. Em feveiro o grupo era formado por três machos adultos, duas fêmeas adultas, dois juvenis e um filhote, nascendo em julho, mais dois filhotes. Dados quantitativos de comportamento foram coletados em amostras de varredura instantânea (4 dias por mês) e amostras focais de eventos de forrageio (2 dias mensais). A abundância de frutos e invertebrados também foi monitorada mensalmente. A área de vida do grupo foi de 11,8 ha e o percurso diário médio foi de 1134,2 m, mas o uso de espaço variou muito pouco entre trimestres. Os membros do grupo gastaram a maior parte de seu tempo em locomoção (40 %) e forrageio (36 %), comproporções menores dedicadas à alimentação (11 %) ao descanso (10 %) e atividades miscelâneas (3 %). O tempo gasto em forrageio e alimentação aumentou significativamente no segundo trimestre, enquanto o descanso diminuiu. A dieta foi composta por goma (63,30 %), partes reprodutivas de plantas - PRPs (18,64 %) e material animal (18,06). O consumo de goma aumentou significativamente no segundo trimestre, enquanto o de PRPs diminuiu de forma significativa. Esta mudança acompanhou uma sensível queda entre trimestres da disponibilidade de fruto. Houve uma predominância considerável da exploração visual no comportamento de forrageio ao longo de todo o período de estudo. Apesar das flutuações sazonais observadas na disponibilidade de presas, os padrões de forrageio variaram pouco ao longo do estudo, embora a duração dos eventos resultando em capturas. Foi observada pouca diferença nos padrôes de forrageio entre macho e fêmea, com a exceção de uma tendêcia (n ão significativa) para fêmeas serem mais manipulativas do que os machos.
Notas Locais Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Assuntos Callithrix Pará