Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
333.731798115    S586z    1999    DIS   
Autor Principal Silva, Manoel Alves da
Entradas Secundárias - Autor Carvalho, David Ferreira.
Kohlhepp, Gerd.
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Zoneamento ecológico e econômico : uma análise da experiência do Estado do Pará / Manoel Alves da Silva ; orientadores, David Ferreira Carvalho e Gerard Kohlhepp
Publicação Belém : [s.n.], 1999.
Descrição Física 128 f.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso Internacional de Mestrado emPlanejamenteo do Desenvolvimento, 1999.
Inclui bibliografias
Tendo em vista o zoneamento ecológico e econômico enquanto instrumento de planejamento e de gestão ambiental, este estudo analisou a experiência do Estado do Pará no zoneamento ecológico e econômico como vetor norteador de políticas públicas para o desenvolvimento regional, fundado na sustentabilidade sócio-ambiental e tendo como questão central a viabilidade técnica e política do mesmo. Para isso, buscou-se verificar se a experiências do Estado do Pará atende às preocupações teórico-políticas que busca o desenvolvimento sustentável, tendo como parâmetro analítico a absorção das orientações técnicas obtidas a partir do zoneamento como vetor norteador de políticas públicas de desenvolvimento sustentável, ou trata-se de práticas inspiradas em modelos normativos de planejamento. Utilizou-se de conceitos desenvolvidos por Harbemas (1989), como agir estratégico e agir comunicativo ou razão comunicativa e razão instrumental para investigar o objeto da pesquisa, assim como mapeou-se o atual estágio do estado da arte do conceito de zoneamento, tendo como rferências Bertha Becker e Manfred Nitsch. Nesta pesquisa foram utilizados como recursos metodológicos a entrevista e a pesquisa documental. A partir de tais procedimentos se conclui que a experiência do Estado do Pará se constitui de dois momentos: o primeiro, expresso em macrozonemanto, resultopu na produção de mapas temáticos na área físico-natural, cujo resultado produzido não foi absolvido como elemento subsidiador das políticas governamentais de desenvolvimento, e o segundo, que registra uma abordagem que focaliza o âmbito municipal, destacou-se a experiência d cidade de Acará. Além disso, tem-se o zoneamento do contexto do Programa de Gestão Ambiental Integrado, cujos resultados visam subsidiar planos diretores municipais de desenvolvimento sustentável. Tal procedimento representa uma inversão quanto aos adotados no ínicio da década de 90, ao transitar de uma abordagem macro para a valorização do espaço municipal. Finalmente, conclui-se que o zoneamento não é um fim em si mesmo, pois trata-se de um recurso que pode ser utilizado visando o planejamento do desenvolvimento, assim como das políticas de gestão ambiental e territórial, sendo sua utilização capaz de atender ambos os objetivos numa perspectiva integrada.
Assuntos Zoneamento econômico Pará
Desenvolvimento sustentável Pará