Dados do Acervo - Teses

Número de Chamada   
 
634.9209811    S729d    1999    T   
Autor Principal Souza, André Luiz Lopes de
Entradas Secundárias - Autor Silva, José Natalino Macedo , orient.
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
Título Principal Desenvolvimento sustentável, manejo florestal e o uso dos recursos madeireiros na Amazônia Brasileira : desafios, possibilidades e limites / André Luiz Lopes de Souza ; orientador, José Natalino Macêdo Silva
Publicação Belém : [s.n.], 1999.
Descrição Física xiv, 352 f. : il.
Notas Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará. Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. Curso de Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido. 2002.
Inclui bibliografias
O presente trabalho procurou contextualizar o manejo florestal em relação ao arcabouço teórico do desenvolvimento sustentável, identificar os vínculos entre essas duas concepções e avaliar suas possibilidades e limites quanto ao atendimento dos objetivos de promover a sustentabilidade econômica, ecológica e social e contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor florestal. As informações foram obtidas através de entrevistas qualitativas com diversos atores sociais e com base nas pesquisas disponíveis sobre manejo florestal para a Amazônia, mais especificamente no município de Paragominas-PA. Partiu-se da hipótese de que o modelo de manejo florestal em florestas públicas de produção constitui-se numa via mais eficiente para gerar benefícios sociais, econômicos e ambientais do manejo florestal, contribuindo para melhorias na qualidade do desenvolvimento do setor florestal. Para verificação dessa hipótese foram realizadas análises comparativas envolvendo três modelos de uso dos recursos florestais: o manejo em florestas públicas de produção; o manejo em florestas privadas e a exploração seletiva tradicional. A análise comparativa qualitativa revelou a superioridade do modelo de manejo florestal em florestas públicas de produção em relação aos demais, quando se considerou os aspectos sócio-políticos, ecológicos e econômicos. O resultado da caracterização qualitativa envolvendo 23 relações entre esse modelo e os condicionantes identificados mostrou que 19 representaram relação positiva forte, duas foram positivas médias e duas foram negativas médias. Os principais problemas relacionados à não adoção do manejo florestal sustentável estão relacionados aos aspectos econômicos e sócio-políticos. A análise econômica financeira constatou que os modelos predatórios de uso dos recursos florestais apresentaram todos os índices econômicos considerados (Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e Relação Benefício/Custo) superiores aos modelos baseados no uso sustentável, devido aos menores custos relativos aos modelos predatórios. As causas estão associadas principalmente ao descumprimento dos dispositivos legais, insegurança fundiária, abundância e baixo preço dos recursos florestais, apropriação privada dos recursos florestais e fiscalização e controle deficientes por parte das instituições públicas ambientais.
Notas Locais Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
Assuntos Florestas - Administração Paragominas (PA)
Desenvolvimento sustentável Paragominas (PA)