Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
591.51    P645d    1999    DIS   
Autor Principal Pina, Ana Lúcia Castelo Branco
Entradas Secundárias - Autor Ferrari, Stephen Francis
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Dinâmica sócio-ecológica em uma população de guaribas-das-mãos-vermelhas (Alouatta belzebul) na Estação Científica Ferreira Pena, Pará / Ana Lúcia Castelo Branco Pina ; orientador, Stephen F. Ferrari
Publicação Belém : [s.n.], 1999.
Descrição Física xi, 89 f. : il.
Notas Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, 1999.
Referências bibliográficas : 81-87
O comportamento dos membros de dois grupos sociais de guaribas-das-mãos-vermelha (alouatta belzebul), enfatizando suas interações sociais, foi monitorado na Estação Científica Ferreira Penna, entre Julho a Agosto 1998. Os grupos de estudo continham 5-6 e 7-9 membros, cada um com um macho adulto e duas ou três fêmeas, respectivamente. Os outros membros eram imaturos e ambos os grupos aumentaram de tamanho durante o período do estudo, devido aos nascimentos. Dados quantitativos foram coletados utilizando amostragens de varredura com registro instantâneo e animal-focal com regitro contínuo, enquanto comportamentos raros foram registrados de forma ad libitum. Independentemente do método de amostragem, os guaribas passaram mais da metade de seu tempo descansando, e menores proporções em locomoção, alimentação e atividades sociais. A dieta foi folívora-frugívora, complementada por flores, brotos e raizes. No inverno, frutos foram consumidos mais freqüentemente do que folhas, enquanto o padrão oposto foi restistrado no verão. Estas mudanças foram acompanhadas pela redução no tamanho da área de uso. Comportamento social não fi freqüente e a maioria das interações sociais envolveram brincadeiras. Adultos participaram de episódios lúdicos, porém muito raramente e durante curtos períodos. Interações agonísticas foram extremamente raras. A vocalização (o rugido) característica foi praticamente restrita à encontros visuais intergrupais. O macho adulto foi o membro mais periférico em ambos os grupos. Com exceção da díade mãe-filhote os membros imaturos dos grupos tenderam a permanecer mais tempo próximos uns dos outros. Infantes foram carregados exclusivamente pelas mães e alguns conflitos entre mães e infantes foram observados nos primeiros meses de vida. O primeiro etograma para espécie Alouatta belzebul foi construído. Em tempos gerais, os padrões de comportamento nessa espécie foi ser bastante similar àqueles das outras espe´cies do gênero.
Notas Locais Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Assuntos Guariba (Macaco) - Comportamento