Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
591.15    D541d    1998    DIS   
Autor Principal Dias, Paulo Roberto Pacheco
Entradas Secundárias - Autor Galvão, Olavo de Faria
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Discriminação condicionais com posições como estímulo em cebus apella / Paulo Roberto Pacheco Dias ; orientador, Olavo de Faria Galvão; co-orientador, Romariz da Silva Barros
Publicação Belém : [s.n.], 1998.
Descrição Física x, 48 f. : il.
Notas Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, 1998.
Inclui bibliografias
Resultados negativos com sujeitos humanos não-verbais e não-humanos levaram à proposição de que a capacidade de linguagem seria determinante para a emergência de relações equivalentes entre estímulos. Resultados positivos em testes de equivalência com não-humanos poderiam reduzir essa controvérsia. Nos estudos de formação de classes de estímulos a posição dos estímulos é freqüentemente uma fonte de controle não programada, tornando interessante o estudo da própria posição como estímulo. O objetivo deste estudo foi o de obter desempenho simétrico após treino de relações condicionais de posição. Foi sujeiro uma fêmea de Cebus apella, já submetida a um teste de simetria de posição, com resultados negativos. Após ensinadas três relações AB o sujeito foi submetido a teste de simetria BA, com 12 tentativas com reforçamento diferncial, misturadas com 48 tentativas de linha de base, com resultados negativos. Vinte repetições do teste com reforçamento não foram suficientes para treinar o desempenho simétrico. Passou-se ao treino das relações BA, e à verificação da linha de base AB. O desempenho nas discriminações AB deteriorou após o treino BA. Após 17 sessões de 12 tentativas AB, misturadas com 36 tentativas BA o sujeito alcançou o critério de acertos estabelecido por Schusterman & Kastak (1993) nas tentativas AB. O treino, portanto, não favoreceu o desempenho simétrico, e o procedimento não foi suficiente para a formação de classes de estímulos.
Notas Locais Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Assuntos Cebus apella
Testes de equivalência