Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
361.8    C837l    1999    DIS   
Autor Principal Costa, Antonio Maurício Dias da.
Entradas Secundárias - Autor Incao, Maria Angela d'
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Antropologia. Mestrado em Antropologia.
Título Principal Lazer e modo de vida : um estudo da sociabilidade de integrantes de uma associação de moradores / Antonio Maurício Dias da Costa ; orientador, Maria Angela D´Incao
Publicação Belém : [s.n.], 1999.
Descrição Física xii, 196 f. il.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará.
Inclui bibliografias
Este trabalho trata dos sentidos das práticas de lazer dos integrantes de uma Associação de Moradores de Bairro da Terra Firme, em Belém-Pa. Tomando como ponto de partida o estudo de práticas de lazer, esta etnografia propões-se a apresentar ao leitor um painel exemplar do modo de vida dos habitantes daquela área naquele bairro, especificamente no que se refere à alaboraçãop cultural de cunho popular. São pontos importantes neste trabalho: a discussão sobre conceitos como sociabilidade, lazer e modo de vida; as condições sócio-econômicas dos atores sociais participantes daquela entidade dentro do universo da cidade de Belém; a definição do conceito nativo "comunitário " como delineador da identidade dos participantes da associação e, por fim, uma descrição das práticas de lazer encontradas em campo, compreendidas como fenômenos de sociabilidade. A descrição destas práticas apresenta o que denomino por "projeto de lazer", ou seja, um corpo mais ou menos comum que organiza concepções e ações quanto ao lazer dentro do universo daquela organização popular.
Notas Locais Centro Sócio Econômico
Assuntos Associações comunitárias Belém (PA)
Lazer Belém (PA)