Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
155.418    S729r    DIS   
Autor Principal Souza, Adelaide Rezende de.
Entradas Secundárias - Autor Magalhães, Celina Maria Colino , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Resolução de conflitos entre crianças em brincadeiras de rua / Adelaide Rezende de Souza ; orientador, Celina Maria Colino Magalhães
Publicação 1999.
Descrição Física 82 f. : il. (algumas color.)
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará.
Inclui referências bibliográficas
Sermos uma espécie social nos possibilita relações diferenciadas com os demais membros de um grupo. Uma área de investigação que tem se expandido no últimos anos direciona seu foco de atenção para as redes de relações que existem dentro dos grupos; sabe-se que o social não é constituído apenas a nível individual e no momento da construção das relações entre os sujeitos surgem as diferenças idiossincráticas. Uma das conseqüênciaas deste aspecto é o aparecimento de conflitos. Vários autores apontam como um dos fatores que podem vir a influenciar nas maneiras de resolução de conflitos a oportunidade de convivência desde cedo entre os coetâneos, e um ambiente onde ainda pode-se observar situações em que crianças têm a oportunidade de enfrentar conflitos sozinhas é o cenário da brincadeira de rua. O objetivo principal deste trabalho foi descrever, a partir das brincadeiras de um grupo de crianças de periferia, as situações confliituosas, os motivos que as originaram as formas encontradas pelas crianças pra resolvê-los. Foi observado um grupo de 29 crianças entre 02 e 18 anos, de classe sócio-econômica baixa. As observações foram realizadas na quadra nº 7, (pass. Rendenção, da cidade de Belém), pertencente a uma área de invasão. As observações foram diárias e ocorrerram no período da tarde com duração de duas horas e meia. As filmagens dos momentos de conflitos foram transcritas e posteriormente foram extraídas cinco categorias de motivos de conflito e cinco categorias de formas de resolução. Foram registradas 55 brincadeiras e 46 episódios de conflitos. Na tentativa de entender melhor as relações entre os sujeitos pertencentes ao grupo, foram feitas ainda análise de alguns episódios que levaram em consideração algumas características dos sujeitos. Diversas formas de interação foram observadas, porém a principal ênfase do estudo recaiu sobre a análise de resolução de conflitos. Os resultados sugerem que a resolução de coflitos nas interações infantis, em ambientes onde o controle de adultos está ausente, geralmente, não incluem atos agressivos extremos.
Notas Locais Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Assuntos Brincadeiras
Conflito (Psicologia)