Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
621.312136    F799e    2000    DIS   
Autor Principal Frade, Luis Cláudio Silva
Entradas Secundárias - Autor Pinho, João Tavares
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Engenharia Elétrica. Curso de Mestrado em Engenharia Elétrica.
Título Principal Estudo da potencialidade de energia eólica no litoral do estado do Pará / Luis Cláudio Silva Frade ; orientador, João Tavares Pinho
Publicação Belém : [s.n.], 2000.
Descrição Física xviii, 153 f.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, 2000.
Inclui referências bibliográficas
Este trabalho apresenta o estudo da potencialidade da energia eólica no litoral do Estado do Pará. Descreve o resultado da análise de dados coletados em 10 estações anemométricas instaladas em pontos escolhidos do litoral do Estado, de 1994 até o início do ano 2000, que se encontram detalhados em gráficos do Relatório Técnico "Levantamento, Tratamento e análise de Dados de Velocidade e Direção do Vento no Litoral do Pará" [1], publicado em conjunto com esta dissertação. Avalia també a constante de rugosidade do terreno (´alfa') em três localidades, que possuem medições de velocidade em mais de uma altura, e apresenta uma modelagem da energia eólica no litoral do Estado do Pará, através de equações resultantes do tratamento das medições de velocidades médias de cada uma das estações no decorrer dos naos. Destaca ainda a necessidade da continuidade de coleta e trtamento de dados de ventos, para auxiliar a implantação de sistemas eólicos.
Assuntos Força eólica