Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
621.312136    C972a    1998    DIS   
Autor Principal Cunha, Diocelino
Entradas Secundárias - Autor Bezerra, Ubiratan H.
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Engenharia Elétrica. Curso de Mestrado em Engenharia Elétrica.
Título Principal Análise da viabilidade técnico-econômica de um sistema de geração híbrido eólico-diesel para a ilha de Algodoal/PA / Diocelino Cunha ; orientador, Ubiratan Holanda Bezerra
Publicação Belém : [s.n.], 1998.
Descrição Física 91 f.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 1998.
Inclui bibliografias
A Ilha de Algodoal é uma área de preservação ambiental, localizada na costa nordeste do Estado do Pará, com grande potencial para a exploração do turismo, mas, ressente-se da falta de energia para impulsionar o seu desenvolvimento. O suprimento de energia, é hoje feito, através de pequenas unidades diesel particulares, e não existem perspectivas de curto prazo, de atendimento pela concessionária local. Visando aproveitar o potencial eólico da Ilha para a geração de energia elétrica, que atenda a demanda local, propõe-se nesta disseertação, uma alternativa de geração baseada em um sistema híbrido do tipo eólico-diesel, no qual a geração diesel entra como fonte complementar, para garantir a confiabilidade do fornecimento de energia. Com essa finalidade, são apresentados aqui os estudos realizados para o levantamento do potencial eólico e da demanda da lha, e os procedimentos de simulação para a especificação do sistema híbrido de geração de enegia elétrica. São apresentados, também, o projeeto da rede de distrbuição de energia para o atendimento do núcleo urbano da Ilha, bem como uma análise econômica das alternativas de geração analisadas.
Assuntos Força eólica