Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
621.312136    V149    2000    DIS   
Autor Principal Vale, Silvio Bispo de
Entradas Secundárias - Autor Pinho, João Tavares
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Monitoração e análise de um sistema híbrido eólico-diesel para geração de eletricidade / Silvio Bispo do Vale ; orientador, João Tavares Pinho
Publicação Belém : [s.n.], 2000.
Descrição Física xv, 176 f. : il.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2000.
Inclui referências bibliográficas
Este trabalho apresenta o estudo de um sistema híbrido eólico-diesel implantado na comunidade de Praia Grande, Ilha de Marajó, Estado do Pará. Descreve o sistema de geração de energia desde a sua implantação até a sua monitoração, fazendo, em seguida, a análise do seu desempenho. Como parte do sistema de medição e aquisição de parâmetros meteorológicos também foi monitorado para obtenção dos dados de interesse e seu devido tratamento. Com o objetivo de avaliar adequadamente o sistema híbrido, são apresentadas análises de desempenho, tecidos comentários e consideradas alternativas para a melhoria do atendimento da carga. Esses estudos mostram alguns problemas enfrentados ao longo da monitoração de desempenho do sistema. A compensação de reativos na rede de distribuição, o aumento da capacidade de geração e a interligação coma a rede da concessionária estão entre as alternativas consideradas. Comenta-se também, alguns impactos causados pelo sistema, abordando brevemente algumas características ambientais e, principalmente, a influência sócio-econômica na vida dos moradores de Praia Grande.
Assuntos Força eólica
Energia - Fontes alternativas