Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
660.28426    A485s    1999    DIS   
Autor Principal Amaral, André de Siqueira Mendes.
Entradas Secundárias - Autor Souza, Célio Augusto Gomes de
Título Principal Secagem de materiais extrudados em um secador de convenção forçada utilizando argila do Estado do Pará / André de Siqueira Mendes Amaral ; orientador, Célio Augusto Gomes de Souza
Publicação Belém : [s.n.], 1999.
Descrição Física xv, 97 f.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Química, Curso de Mestrado em Engenharia Química, 1999.
Inclui referências bibliográficas
Desenvolveu-se um secador tipo túnel com convenção forçada para o estudo da secagem de materiais cerâmicos que ussa dispositivos que possibilitam as medidas simultâneas da peerda de massa através de uma balança eletrônica, eda retração em função do tempo de secagem. Foram confeccionados corpos de provas extrudados de argila pura com granulometria menor que 400 mesh, do Estado do Pará e da mistura argila-areia, de dimensões 20x1,9x2,9 cm. Foram realizados ensaios experimentais variando-se a temperatura do ar de secagem (40ºC, 50ºC, 60ºC e 70ºC) e a concentração da mistura argila-areia nas percentagens de 5%, 15% e 25% de areia na mistura. Verificou-se que a temperatura de 60ºC com a velocidade do ar de 2,5 m/s, apresentou-se a mais adequada para o processo de secagem. Foi projetado e construído um medidor de retração que permitiu acompanhar a retração linear ocorrida nos corpos de prova durante a secagem. Os dados experimentais da cinética de secgem podem ser descritos por uma correlação linear no período de taxa constante, e quanto ao príodo de taxa descrecente ajustaram-se adequadamente por uma equação empírica com três parâmetros. As curvas experimentais de percentagem de umidade em função da retração linear, seguiram o modelo da curva de BIgod, sendo que o aumento da concentração da areia na mistura propicia uma redução da retração. Após a secgem, os corpos de prova foram submetidos à queima, para a determinação das propriedades ceeâmicas, onde os valores obtidos ficaram de acordo com as normas técnicas. A an´slise químicca comprovou que a argila estudada possui os constituintes necessários que a caracterizam como um material cerâmico de boa qualidade.
Assuntos Secagem
Materiais cerâmicos