Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
660.28426    S731a    DIS   
Autor Principal Souza, Emílio Balieiro de
Entradas Secundárias - Autor Faria, Lênio José Guerreiro de , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Engenharia Química. Curso de Mestrado em Engenharia Química.
Título Principal Análise do processo de secagem da Castanha do Brasil (Bertholletia Excelsa ) em secador de bandejas utilizando planejamento estatístico de experimentos / Emílio Balieiro de Souza ; orientador, Lênio José Guerreiro de Faria
Publicação 1999.
Descrição Física xvi, 188 f.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Química, Curso de Mestrado em Engenharia Química, 1999.
Inclui referências bibliográficas.
É realizada a análise do processo de secagem da Castanha do Brasil (Bertholletia excelsa) visando obter-se produto desidratado de melhor qualidade, utilizando-se secador de bandejas com renovação de ar. O processo é conduzido com base na análise estatística, através de projeto fatorial de experimentos e metodologia de superfícies de resposta, tendo como variáveis de controle os teores finais de umidade e proteína e o grau de contração sofrido pela matéria prima no decorrer da secagem, em função das variáveis de entrada estatiticamente significativas para estas respostas. Quantificando-se os efeitos da temperatura, nos limites mínimos e máximos 70 e 100ºC; do tempo 2 e 4h; além das variáveis qualitativas ausência ou presença de película e pré-tratamento físico (branqueamento) nas respostas, verifica-se que o grau de contração e o teor de proteína podem ser estimados por modelos polinomiais de segunda ordem, sendo o teor final de umidade adequadamente descrito por um modelo linear, todos em função da temperatura e do tempo de processamento, tomando-se a presença da película que envolve as amêndoas como um parâmetro de qualidade a ser mantido e eliminando-se a presença da película que envolve as amêndoas como um parâmetro de qualidade a ser mantido e eliminando-se o pré-tratamento físico de branqueamento, que se constitui num procedimento indesejável para a melhoria deste processo. A cinética da secagem do material pode ser descrita adequadamente por uma equação empírica com quatro parâmetros.
Assuntos Secagem
Castanha-do-Pará Secagem