Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
660.28426    C827i    1999    DIS   
Autor Principal Costa, Cristiane Maria Leal.
Entradas Secundárias - Autor Maia, José Guilherme Soares
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Engenharia Química. Curso de Mestrado em Engenharia Química.
Título Principal Influência das condições de secagem no rendimento e na composição do óleo essencial de pimenta longa (Piper hispidinervium C. DC.) / Cristiane Maria Leal Costa ; orientador, José Guilherme Soares Maia; co-orientador, Lênio José Guerreiro de Farias
Publicação Belém : [s.n.], 1999.
Descrição Física xx, 214 f.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Química, Curso de Mestrado em Engenharia Química, 1999.
Inclui referências bibliográficas
No presente momento a espécie Pipe hispidinervium C. DC, conhecida como pimenta-longa, apresenta um grande interesse ao desenvolvimentto regional devido as suas possibilidades de aproveitamento econômico na agroindústria da Amazônia.A espécie fornece um óleo essencial rico em safrol (80-95%), que é o éter fenílico precursor das moléculas do piperonal, um fixador de fragâncias, e de butóxido de piperonila, um agente sinergístico que age junto ao piretrum para fortalecimento de sua ação inseticida e para impedir a sua degradação natural. Ambos os produtos de transformação a partir do safrol tm apreciável valor comercial. A destilação do óleo essencial de pimenta-longa alcança um alto rendimento (3.0 - 4,5%) após a redução do teor de umidade de suas folhas e galhos finos. Esta ação impede o processo de emulsão que, por sua vez, levaria a uma não bem sucedida separação de fases no processo de destilação e, portanto, a um baixo rendimento do óleo essencial. Este trabalho procurou estabelecer o processo termodinâmico dos métodos de secagem para a pimenta-longa. Foram determinadas as propiredades termodinâmicas de suas folhas e galhos finos, submetidas ao processo de desorção da umidade nas temperaturas de 35ºC, 45º e 55ºC, usando o método de aproximação graviméetrica estática, em ambientes controlados por soluções salinas saturadas, na faixa de 5,0 - 85% de umidade relativa. Os calores isostéricos (liquido e integral) e as entalpias de desorção foram estimads com bse nos coeficientes obtidos no modelo de GAB (Guggebheim-Anderson-DeBoer). a influência da temperatura sobre o material estudado foi verificada através da relação de Clausius-Clapeyron. Foi observado um incremento grdual do calor de sorção molar, com o aumento da umidade até um valor máximo na monocamada. Isto foi indicativo da energia de interação entre o sorbato e s áreas de sorção. Foi verificado que o mateiral poderá ser consrvado em ambientes abaixo de 45ºC de umidade relativa, durante algum tempo, nas condições praticadas neste trbalho. Foi observado tembém que o teor de umidade da pimenta-longa pode ser estimado por um modelo polinomial de segunda ordem, como função d temperatura de secagem, tempo e vazão máxima do ar. Além disso, o rendimento em élo é influenciado pela temperatura e pela combinação binária da temeratura e o tempo de secagem. Finalmente, com base na umidade apropriada para a destilação, foi observado que aplicabilidade do secdor convectivo de leito fixo produziu um rendimento maior do éleo essencial com um teor de safrol comercialmente competitivo.
Assuntos Secagem
Piperaceae Secagem
Essências e óleos essenciais