Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
372.4    S165    1998    DIS   
Autor Principal Salim, Maria das Graças Alves
Entradas Secundárias - Autor Soares, Maria Elias
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas Curso de Mestrado em Lingüística
Título Principal Avaliação do desempenho-leitor de alunos concluintes do ensino médio / Maria das Graças Alves Salim ; orientador, Maria Elias Soares
Publicação Belém : [s.n.], 1998.
Descrição Física xi, 119 f.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Curso de Mestrado em Linguística, 1998.
Inclui referências bibliográficas
O estudo teve como objetivo descrever o comportamento leitor dos alunos concluintes do ensino de uma escola privada, em Belém do Pará. Foi desenvolvido através de uma pesquisa realizada em duas etapas, na primeira, contou com 61 alunos e na segunda com 6 alunos. O teste cloze e a tarefa de auto-observação de introspecção imediata serviram de instrumentos para a coleta dos dados. os resultados mostram que a maior dificuldade de leitura apresentada pelos sujeitos desta pesquisa é de natureza semântica e está diretamente relacionada com a pouca habilidade de lidar com os elementos coesivos. Concluímos que a falta de habilidade em monitorar os elementos coesivos impede o leitor inferir parte da microestrutura do texto e compromete a proficiência em leitura. a dificuldade está diretamente ligada à pouca ênfase dada ao ensino da leitura, na escola.
Assuntos Leitura
Ensino de segundo grau