Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
372.4    B823e    1998    DIS   
Autor Principal Corradi, Analaura
Entradas Secundárias - Autor Oliveira Neto, Joaquim Nepomuceno de, orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas Curso de Mestrado em Lingüística
Título Principal Estudantes entre apostilas e livros : questões de leitura / Analaura Corrari ; orientador, Joaquim Nepomuceno de Oliveira Neto
Publicação Belém : [s.n.], 1998.
Descrição Física 116 f.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Curso de Mestrado em Linguística. 1998.
Inclui referências bibliográficas.
Traçando um elo entre a comunicação em sala de aula e alinguística, pretende-se estabelecer critérios de apoio para a maior facilidade de compreensão de um texto, considerando-se as mudanças pedagógicas que ocorrem na vida do estudante recém-ingresso no 3º Grau. Os estudantes recebem textos pafa serem analisados, interpretados, que na verdade estão bem fora do seu nível de entendimento. precisariam eles ter recebido textos-base anteriores, durante toda a sua vivência escolar, funcionando como uma forma crescente em nível de dificuldades. A vivência e a análise do sistema de ensino utilizado no 2º Grau geralmente atuam com poucos textos na sua concepção "livro"; em conseqüência disto a busca desesperada de aprovação no exame de seleção ao ingresso universitário, o vestiibular, faz com que haja um contacto maior do estudante com textos já preparados "apostilas", "dicas", etc. Na universidade, os professores incluem a leitura de textos, de livros como se isso fosse ccomum na vida do estudante. Ele, então, passa a temer o instrumento de apoio didático e não aproveitá-lo como tal. O trabalho a que nos propomos desenvolver está baseado em testes que delineiam o perfil do estudante universitário ingresso no curso de Comunicação Social da Universidde da Amazônia - UNAMA em 97, e busca inferir qual o grau de intimidade com a leitura e a possível compreesão do texto. Também esta sendo avaliado como os professores do próprio curso vêem e comrpeendem a leitura como instrumento de apoio e desenvolvimento do estudante nas disciplinas escolares.
Assuntos Leitura