Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
512.5    B574d    1997    DIS   
Autor Principal Bezerra, Maria de Nazaré Carvalho
Entradas Secundárias - Autor Espírito Santo, Adilson Oliveira do
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Exatas e Naturais. Departamento de Matemática. Curso de Mestrado em Matemática.
Título Principal Decomposição em valores singulares : resolução de um problema mal-posto / Maria de Nazaré Carvalho Bezerra ; orientador, Adilson Oliveira do Espírito Santo
Publicação Belém : [s.n.], 1997.
Descrição Física 94 f.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Curso de Mestrado em Matemática, 1997.
Inclui referências bibliográficas.
Mostra a existência da Decomposição em Valores Singulares (SVD) para matrizes retangulares gerais e analisa algumas propriedades dessa decomposição. Faz uma descrição do clássico algoritmo para o cálculo da SVD, mostrando seus custos computacionais. Apresenta algumas aplicações da SVD incluindo seu uso na resolução de sistems lineares mal condicionados. Descreve como esta técnica pose ser usada na resolução de um problema mal-posto: A inversão numérica da Transformada de Laplace. O método apresentado é implementado no MATLAB, alguns casos são testados e os resultados apresentados.
Assuntos Álgebra linear