Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
372.4    O48a    1999    DIS   
Autor Principal Oliveira, Márcia Pereira de.
Entradas Secundárias - Autor Galvão, Olavo de Faria
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Análise do processo de ensino e aprendizagem de leitura e escrita : o comportamento de atentar ao som das palavras / Márcia Pereira de Oliveira ; orientador, Olavo de Faria Galvão
Publicação Belém : [s.n.], 1999.
Descrição Física 88 f.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 1999.
Inclui bibliografias.
Que comportamentos podem facilitar a aprendizagem de leitura e escrita? O objetivo deste trabalho foi iniciar desenvolvimento de procedimentos específicos para simplificar o processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita. Neste trabalho 20 alfabetizandos adultos foram submetidos a um pré-teste com questões envolvendo a discriminação de características sonoras de palavras. Em seguida, foram feitos exercícios de atenção à dimensão sonora da palavra falada e de registro escrito simplificado dessa dimensão, seguidos de pós-teste. Os exercícios produziram mudanças na atenção à dimensão sonora das palavras. O ensino, após o pré-teste, envolveu a apresentação visual e sonora de uma palavra de quatro sílabas, do universo vocabular dos alfabetizandos, seguida da apresentação das suas sílabas e das respectivas famílias silábicas e das respectivas famílias silábicas, em exercícios de leitura e escrita. Cada nova sílaba foi ensinada com auxílio do procedimento de exclusão. A descriminação anterior de características sonoras das palavras ajudou no processo de aquisição de leitura e escrita. Outras características de procedimentos foram utilizadas, como atendimento individualizado, exercícios específicos para cada relação envolvida no processo de leitura, e reforçamento imediato. A contribuição específica de cada procedimento para ao procedimento de aprendizagem não foi verificada neste trabalho.
Assuntos Leitura
Escrita