Número de Chamada
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152.335 S587v 1999 DIS
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Autor Principal
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Silveira, Francisca Morais da.
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Entradas Secundárias - Autor
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Martin, William Lee Berdel Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
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Título Principal
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Variação no desempenho de canhotos e destros na escrita e na grafia com postura investida e não-invertida / Francisca Morais da Silveira ; orientador, William Lee Berdel Martin
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Publicação
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Belém : [s.n.], 1999.
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Descrição Física
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viii, 102 f.
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Notas
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 1999. Inclui bibliografias Há duas teorias básicas que procuram explicar a origem da postura investida em canhotos. Na visão do modelo patológico, a postura investida provém de fatores neuropatológicos, enquanto que a teoria de adaptação técnica a consider como um ajuste manual usado para enfrentar as exig~encias do sistema ortográfico romano. Muitos paridários desta última teoria julgam a postura investida como prejudicial, resultndo em problemas físicos e escrita ilegível e recomendam que a mesma seja substituída pela postura não investida. Este estudo visava averiguar se a postura investida era associada à complicações no parto, e a comparar o desempenho de cnahotos e destros na grafia quando escreveram nas posturas preferida e não preferida e com a mão não dominante. A amostra consistiu de 96 adolescentes, 48 canhotos e 48 destros subdivididos por sexo e postura. Os resultados obtidos contrariam o modelo patológico, demonstrando que as conplicações no parto ocorreram mais freqüentemente nos alunos não-investidos do que nos invertido. Nas tarefas cursivas, as alunas superaram os alunos, ao apresentarem velocidade maiores e escores mais altos na qualidade da escrita. Em relação aos destros, os canhotos apresentaram um nívl de qualidade mais baixo na escrita não cursiva, o que não ocorreu na escrita cursiva. Emmbora os canhotos investidos tendessem a escrever mais devagar, o nível de qualidade apresentado foi igual aos dos canhotos e destros não-investidos. Os resultados não confirmam os prognósticos de que a postura investida cause problemas físicos ou resulte num nível inferior de desempenho na escrita e não justifiquem a prática pedagógica de desncorajara o uso da postura investida pelos alunos canhotos ou destros.
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Assuntos
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Destrismo e sinistrismo Escrita
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