Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
388.41    A447e    1999    DIS   
Autor Principal Almeida, Katia Malena Cunha
Entradas Secundárias - Autor Rozestraten, Reiner Joannes Antonius
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Estudo exploratório na travessia de pedestres em duas vias com passarela em Belém-PA / Katia Malena Cunha Almeida ; orientador, Reinier Johannes Antonius Rozestraten
Publicação Belém : [s.n.], 1999.
Descrição Física vi, 51 f.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Gradução em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 1999.
Inclui referências bibliográficas.
Ese trabalho objetivou investigar o comportamento de pedestres ao realizar travessias em locais próximos a passarelas, especificamente: Observar características das duas vias observadas e registrar a freqüência do referido comportamento dos pedestres, quanto ao local de travessia (passarela e pista de rolamento), consideradndo as variáveis via de localização da passarela, sexo e faixa-etária dos pedestres; e entrevistas com pedestres; tentando destacar, dentre as respostas, as consideradas relevantes para a escolha da pista como local de travessia. A amostra ds observações foi de 4.078 pedestres, sendo 3.654 usuários de passarela e 424 usuários da pista de rolamento como forma de travessia. A amostra das entrevistas foi de 408 pedestres, sendo 367 usuários de passarela e 43 usuários d pista de rolamento. As observações foram realizadas durante duas manhãs em cada local observado, das 06:30 às 8:30 h, por 08 observadores. As entrevistas foram realizadas dentro do horário acima especificado, usando-se amostragem sistemática (de dez pedestres que eram observados um era entrevistado). Tanto as observações, quanto as entrevistas foram categorizadas e quantificadas quanto a sua freqüência. Os resultados relevantes desta pesquisa foram relacionados ao fluxo de veículos, que pareceu ser fator determinante da escolha do pedestre pelo local de travessia. Em uma das vias observadas, onde o fluxo de veículos é intenso, ocasionando poucas brechas, com intervalos de tempo curtos, tornou-se mais seguro e também mais rápido usar a passarela como local de travessia. Na outra via, onde o fluxo de veículos obervado foi menor, ocasionando muitas brechas, com longos intervalos de tempo, tornou-se mais ráapido usar a pista de rolamento do que a passarela, permitindo ao pedestre avaliar o melhor momento para efetuar a travessia com a segurança necessária, mesmo que isso implique em ir contra as regras de segurança no trânsito.
Assuntos Pedestres Belém (PA)