Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
388.41    Q1c    1998    DIS   
Autor Principal Quaresma, Cézar Romeu de Almeida
Entradas Secundárias - Autor Rozestraten, Reiner Joannes Antonius
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Comportamentos de acompanhantes de crianças pré-escolares durante a travessia de uma via perigosa no trajeto de ir-e-vir da escola / Cézar Romeu de Almeida Quaresma ; orientador, Reiner J. A. Rozestraten
Publicação Belém : [s.n.], 1998.
Descrição Física x, 67 f.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento, 1998.
Inclui Referências bibliográficas
Este trabalho objetvou aumentar a segurança das crianças pr-e-escolares e de seus aompanhantes, e mais especificamente: observar os comportamentos dos acompanhantes de crianças pré-escolares durante a travessia de uma via; identificar, dentre os comportamentos o observados, os considerados inseguros; introduzir uma medida educativa simples definida como "A Cartilha do Acompanhantes", distribuindo-a aos acompanhantes visando a diminuição do índice de ocorrência dos seus comportzmento inseguros mais freqüêntes; observar novamenteos comportamentos dos acompanhantes de crianças pré-escolares durante a travessia de uma via, de modo a perceber se houve ou não diminuição no índice de ocorrência dos seus comportamentos inseguros mais freqüêntes, observados anteriormente à introdução da medida educativa. Foi utilizado o Método Experimental, com introdução de variável única ("A Cartilha do Acompanhante"). A amostra foi composta de 39 situações de acompanhamentos, envolvendo 39 crianças pré-escolares e 39 adultos, de ambos os sexos e variadas idades. As observações foram realizadas em duas etapas: a Etapa I ocorreu antes da introdução da variável e a Etapa II imediatamente após para verificação da ocorência de mudanças comportamentais. As ituações de acompanhamento foram também filmadas. Os comportamentos seguros, focalizados na "Cartilha", foram categorizados e quantificados quanto a sua freqüência, bem como tratados estatisticament através da prova de McNemar. Os resultados mostraram que houve tendência siginificativa para mudança do comportamento de "segurar a criança pelo pulso" (03 % na Etapa I e 67 % na Etapa II) e de "olhar para os dois lados durante a travessia" (31% na Etapa I e 49 % na Etapa II) após a aplicação das "Cartilha"; não havendo diferença significativa no comportamento de "aguardar na calçada para atravessar" (15 % na Etapa I e 18 5 na Etapa II). Este trabalho mostrou que a aplicação de medidas educativas simples, como a "Cartilha do Acompanhante", produzem mudanças comportamentais que aumentam considerarvelmente a segurança no trânsito.
Assuntos Pedestres