Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
616.89142    M386a    1999    DIS   
Autor Principal Martins, Patrícia Santos
Entradas Secundárias - Autor Tourinho, Emmanuel Zagury
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Atuação de terapeutas estagiários com relação a falas sobre eventos privados em sessões de Terapia comportamental / Patrícia Santos Martins ; orientador, Emmanuel Zagury Tourinho
Publicação Belém : [s.n.], 1999.
Descrição Física vii, 89 f.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento, 1999.
Inclui referências bibliográficas
A problemática deos eventos privados é abordada tendo-se como referência a inerpretação behaviorista radical para o tema e estudos no âmbito da Terapia Comportamental. Com o objetivo de descrever e analisar verbalizações de terapeutas e clientes sobre eventos privados (EP), foram transcritas e analisadas sessões de atendimento terapêutico em situação de estágio supervisionado em psicologia clínica, abordagem comportamental. Três casos clínicos, cada um correspondente a uma eetapa do processo terapêutico (avaliação, intervenção e encerramento, foram considerados no estudo, analisando-se quatro sessões de cada. As falas de terapeutas e clientes foram inicialmente quantificadas e categorizadas quanto à referência ou não a EP. O mesmo tipo de categorização foi efetuado pra falas dos terapeutas que abordavem EP, foram categorizadas quanto ao seu conteúdo e de acordo com as funções de atuação do terapeuta. Numa terceira etapa, as falas dos terapeutas que investigavam EP foram categorizadas com vistas a uma análise mais detalhada dessa função de atuação e de suas conseqüências sobre o comportamento verbal subseqüente do cliiente e do próprio terapeuta. Os resultados indicaram que as falas dos clientes e terapeutas que não abordavam EP foram muito mais freqüentes do que as falas que abordavam EP, sendo que os clientes falaram mais freqüentemente sobre EP do que os terapeutas. Verificou-se, que tanto as falas antecendentes quanto as subeqüentes às falas dos terapeutas e dos clientes sobre EP caracterizaram-se mais freqüentemente por falas que não abordavam EP.
Assuntos Terapia do comportamento
Comportamento verbal