Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
616.89142    D228t    1999    DIS   
Autor Principal Darwich, Rosângela Araújo
Entradas Secundárias - Autor Galvão, Olavo de Faria
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Tratamento de processos alérgicos ao nível comportamental / Rosângela Araújo Darwich; orientador, Olavo de Faria Galvão
Publicação Belém : [s.n.], 1999.
Descrição Física v, 58 f.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento, 1999.
inclui referências bibliográficas
Com intuito de eliminar reações alérgicas, compreendidas como o resultado de relações do tipo estímulo-respota, Dilts (1991) desenvolveu um procedimento no qual um indivíduo é instruído verbalmente a imaginar-se uma determinada seqüência de situações. Propondo-se a analisar tal procedimento, o presente trabalho examina a argumentação reltiva à temáica do imaginar, enquanto evento privado, na perspectiva do behaviorismo radical e, complementarmente, da abordagem biocomportamental, além de pesquisas médicas que apontam a existência de interação entre os grandes sistemas orgânicos, explicativa da ocorrência de alterações de reações imunológicas através da manipulação de variáveis relacionadas ao funcionamento do sistema nervoso central. A descrição do procedimento é acompanhada do relato resumido de seis casos clínicos, ilustrando a busca de relações funcionais entre as variáveis ambientais e o comportamento particular de cada indivíduo durante as sessões terapêuticas. Conclui-se que, dentre as alternativas derivdas dos pressupostos que dão suporte teórico à terapia comportamental, a disposição de ccontigências verbais que alterem a probalidade do comportamento de imaginar, bem como de comportamentos públicos e ele relacionadoos, permite a substituição da exposição do cliente a situaçlões públicas e ele relacionados, permite a substituição da exposição do cliente a situações públicas não verbais por contigências verbais nos moldes de um procedimento de contracondicionamento.
Assuntos Terapia do comportamento
Alergia - Aspectos psicológicos