Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
338.372098115    S725a    2000    DIS   
Autor Principal Sousa, Isabel Soares de
Entradas Secundárias - Autor Furtado, Lourdes G. , (Lourdes Gonçalves)
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Antropologia. Mestrado em Antropologia.
Título Principal Aviamento e reciprocidade : estudo da vila de pescadores Apeú Salvador - Viseu / Isabel Soares de Sousa ; orientador, Lourdes de Fátima Gonçalves Furtado
Publicação Belém : [s.n.], 2000.
Descrição Física xiii, 138 f. : il.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Antropologia, Mestrado em Antropologia Social, 2000.
Inclui referências bibliográficas
Esta dissertação trata de acordos morais, fundados no princípio de reciprocidade, que estruturam o sistema de aviamento presente nas relações de produção de pescadores e comerciantes de pescado da vila de Apeú Salvador, município de Viseu, região nordeste do estado do Pará. Mostra, a partir de uma análise da exten são desse sistema de crédito informal, fundada em relações sócioculturais, que o sistema de avimanto extrapola o seu caráter econômico e se transforma numa relação de ajuda mútua entre pescadores e patrões (comerciantes de pescaado). O patrão, além de representar o principal meio para o pescador colocar seu produto no mercado, presta outros serviços aos pescadores e a suas famílias, fazendo com que estes fiquem presos a uma eterna dívida.
Assuntos Pesca Viseu (PA)
Pescadores Viseu (PA)