Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
531.32    M198c    1999    DIS   
Autor Principal Magno, Fátima Nazaré Baraúna
Entradas Secundárias - Autor Nassar, Antonio Boulhosa, 1953-
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Exatas e Naturais. Departamento de Física. Curso de Pós-Graduação em Física.
Título Principal Cálculo do propagador do oscilador harmônico pela expansão da função de onda / Fátima Nazaré Baraúna Magno ; orientador, Antônio Boulhosa Nassar ; co-orientador, José Maria Filardo Bassalo
Publicação Belém : [s.n.], 1999.
Descrição Física 113 f.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Exatas e Naturais, Departamento de Física, Curso de Mestrado em Física, 1999.
Inclui referências bibliográficas.
O problema principal no movimento unidimensional é o do Oscilador Harmõnico ou Linear, cuja importância está no fato de que equações similares à sua são encontradas em grave variedade de problemas de Física. Praticamente qualquer problema que envolva vibrações mecânicas reduz-se a um Oscilador Harmônico, desde que as amplitudes de vibrções pequenas pequenas também estejam envolvidas, isto é, quando não é ultrapassado o limite elástico do material. O movimento de estiramento de molas e membranas, bem como o de vibrações sonoras num gás contido em recipeiente fechado ou num sólido, um circuito elétrico RLC, a teoria de oscilações elétricas numa linha de transmissão ou numa cavidade e, por fim, a teoria da Mecânica Quântica relacionada ao átomo podem ser colocados de forma matematicamente idêntica à teoria de um sistema de osciladores harmônicos. O cálculo do propagador para o Oscilador Harmônico Simples tem aumentando nos últimos anos. Nesse cálculo, muitos procedimentos têm sido usados, tais como a integral de caminho de Feynman [1], a formulação hidrodinâmica da Mecânica Quântica [2] e a resolução direta da equação de Schrodinger [3] por meio adquadas transformações de espaço e tempo. Recentemente, Nassar et al. [4] desenvolveram um novo formalismo para o cálculo do propagador por meio da formulação quanto-mecânica de - Bohm, utilizando a equação da função de onda. Nesse trabalho, utilizaremos este formalismo para determinar o propagador do Oscilador Harmônico Simples e mostrar que ele é idêntico ao já visto por métodos sugeridos anteriormente.
Assuntos Osciladores eletronicos