Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
535    S586e    1999    DIS   
Autor Principal Silva, Antônio dos Santos
Entradas Secundárias - Autor Moreira, Sanclayton Geraldo Carneiro
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Exatas e Naturais. Departamento de Física. Curso de Pós-Graduação em Física.
Título Principal Estudo óptico de óleos vegetais : uma contribuição em propriedades não lineares / Antônio dos Santos Silva ; orientador, Sanclayton Geraldo Carneiro Moreira
Publicação Belém : [s.n.], 1999.
Descrição Física vii, 78 f. : il.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Física, Curso de Mestrado em Física, 1999.
Inclui referências bibliográficas
Este trabalho consiste no estudo de algumas propriedades ópticas de óleos da Amazônia, mais precisadamente dos óleos de andiroba, babaçu, buriti e copaíba, sendo que se justifica tal estudo pela necessidade de se descobrir novos mateirais que possam ser úteirs em aplicações tecnológicas do mundo moderno. Aqui abordamos: a medida coeficiente de atenuação da luz para os comprimentos de onda de 632nm e 543nm, à 22º C e à 29º C; o ângulo de Brewster e o índice de refração linear coma aplicação do método de Abble; um estudo do índice de refração não linear via técnica de Z-scan e a formação de lente térmica induzida em tais óleos por um laser de excitação de 10mW e 'lâmdda' = 543nm e um de prova de 1mW e 'lambda' = 632nm. Entre os resultados obtidos neste trabalho, destacamos a observação inédita de formação de lente térmica no óleo de buriti com a utilização do arranjo experimental descrito no segundo capítulo desta dissertação.
Assuntos Ótica
Óleos vegetais