Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
595.796    F682s    1998    DIS   
Autor Principal Fontela, Cristina Aparecida Nobre
Entradas Secundárias - Autor Ferrari, Stephen Francis
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Seletividade na escolha de plantas nativas pela formiga cortadeira Atta laevigata em duas áreas de floresta secundária na Amazônia oriental / Cristina Aparecida Nobre Fontella ; orientador, Stephen Francis Ferrari
Publicação Belém : [s.n.], 1998.
Descrição Física viii, 35 f. : il.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro e Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento, 1998.
Inclui referências bibliográficas
A seletividade na escolha de plantas nativas para o corte por formigas da espécie Atta laevigata em área de floresta secundária na Amazônia Oriental foi investigada a partir do experimento de escolha e das medidas de densidade e biomassa vegetal no ninho 1 (Fazenda Poderosa) e ninho 2 (Fazenda Vitória). O experimento de escolha realizado no ninho 1 mostrou remoção significativa dos discos foliares de Poedilanthe effusa em relação às outras quatro espécies vegetais testadas (Banara guianensis, Zanthoxylum rhoifolium, Davilla kunthi e Swartzia sp.) P. effusa foi a segunda espécie com maior contribuição em densidade e biomassa vegetal. A espécie Banara guianensis, embora tenha a mesma contriibuição em densidade e biomassa vegetal, não foi significativamente removida no experimento de escolha.Para o ninho 2 (Fazenda Vitória), nenhuma das espécies testadas foram significativamente removidas no experimento de escolha, não havendo também qualquer relação entre preferência, densidade e biomassa. Em ambas as áreas, as formigas provavelmente selecionam as plantas pra o corte em função de outros fatores tais como quantidade de água no tecido foliara, resistência foliar e composição química das folhas nas cinco espécies de plantas testadas.
Assuntos Formiga-cortadeira Amazônia