Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
363.125    R672c    1998    DIS   
Autor Principal Rocha, João Bosco de Assis
Entradas Secundárias - Autor Rozestraten, Reiner Joannes Antonius
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Comportamento perigoso de meninos no trânsito em Belém do Pará / João Bosco de Assis Rocha ; orientador, Reinier J. A. Rozestraten
Publicação Belém : [s.n.], 1998.
Descrição Física vii, 132 f.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento, 1998.
Inclui referências bibliográficas
Todos os anos milhares de crianças brasileiras morrem ou sofrem danos físicos no trânsito devido a uma série de causas, muitas das quais ainda desconhecidas ou sem controle. O atropelamento representa uma parcela significativa no total de acidentes que ocorre no Brasil, requerendo maior atenção para o entendimento da questão. Com intuito de conhecer os fatores inerentes ao comportamento perigoso presente no momento do atropelamento, foram estudados 20 casos não fatais ocorridos com meninos de 5 a 10 anos de idade. A intenção inicial era trabalhar com uma amostra representativa de todas as camadas sócio-econômicas da população, o que não se viabilizoou, poi 95 % dos casos, localizados a partir de fichas médicas e boletins de ocorrências policiais, eram da classe mais baixa. Os sujeitos, seus pais ou responsáveis, testemunhas e um condutor, foram ouvidos. Além das entrevistas, testes psicológicos, questionários e desenhos, foram utilizados para reonstruir a cena do atropelamento e propiciar melhor compreensão do comportamento perigoso dos sujeitos. Fatores considerados acessórios, como tipo e pavimentação de via, condições meteorológicas, dia e hora do acidente e motivo do sujeito estar na rua, foram avaliados.
Assuntos Acidentes de trânsito Belém (PA)
Segurança de trânsito e crianças