Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
027.625    L864o    2000    DIS   
Autor Principal Lopes, Kelly do Socorro Machado
Entradas Secundárias - Autor Pontes, Fernando Augusto Ramos
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Ocupação do espaço e a organização social de crianças em uma brinquedoteca / Kelly do Socorro Machado Lopes ; orientador, Fernando Augusto Ramos Pontes
Publicação Belém, PA : [s.n.], 2000.
Descrição Física 70 p. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2000
Inclui referências bibliograficas
A brinquedoteca, ao suprir a necessidade do brincar infantil , possibilita também um excelente espcço para o desenvolvimento de pesquisas. No entanto, raros são os trabalhos em brinquedotecas que pesquisam a organização social e a dinâmica de utilização das crianças nos espaços criados nesse ambiente, o que justifica serem estes os objetivos desse trabalho . O presente trabalho relata uma pesquisa realizda nesse contexto em duas etapas, tendo como finalidade mostrar o crescimento a nível metodológico. As duas etapas foram desenvolvidas em uma mesma brinquedoteca escolar, tendo como sujeitos, crianças de educação infantil, na faixa etária entre 3 á 12 anos de idade (etapa 1) e 4 à 6 anos de idade (etapa 2). A metodologia utilizada nas pesquisas foi a de varredura intantânea com alterações de intervalo de tempo. registrou-se na 1 ª etapa de pesquisa a freqüência das crianças em cada espaço lúdico (canto) associada ao tempo e na 2 ª etapa foram elaborados gráficos de freqüência relativizada para compreensão da dinâmica de ocupação por turma e por sexo em cada turma, além da relação entr parceria próxima e de compartilhamento, formas de brincar preferidas, e formação de díades. Os resultados demosntram alterações de freqüência dos registros dos sujeitos nos cantos ao longo do tempo, caracterizando modificações de ocupação do espaço. Com a 2ª pesquisa pode-se verificar uma tend~encia maior de brincar em grupo em ambos os sexos; diferenças quanto ao gênero (melhor distribuição nos cantos da brinqudoteca e maior seletividade do parceiro para a brincadeira no sexo feminino); e, preferência pela díade entre crianças. Os resultados sugerem que a organização social no contexto de brinquedoteca dependem tanto da estrutura física como das relações sociais formadas pelo grupo da brincadeira.
Assuntos Brinquedotecas
Psicologia educacional