Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
666    M376o    1997    DIS   
Autor Principal Martelli, Marlice Cruz
Entradas Secundárias - Autor Neves, Roberto de Freitas
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Engenharia Química. Curso de Mestrado em Engenharia Química.
Título Principal Obtenção de alumina para cerâmica avançada através da síntese de alúmen de amônio / Marlice Cruz Martelli ; orientador, Roberto de Freitas Neves
Publicação Belém : [s.n.], 1997.
Descrição Física 106 f. : il.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Química, Curso de Mestrado em Engenharia Química, 1997.
Inclui referências bibliográficas
Desenvolveu-se um método de produção de alumina para Cerâmica Avançada através da síntese do alúmen de amônio. Para tal, utilizou-se a solução de sulfato de alumínio em alta concentração com hidróxido de amônio concentrado comercial. O rendimento do processo de s´ntese foi obtido pelas curvas de neutralização e a caracterização dos produtos sintetizados, por difração de raios X, análise térmica diferncial, distribuição granulométrica e microscopia eletrõnica de varredura. Após a calcinação do alúmen de amõnio e a obtenção da alumina, foram confeccionados corpos de prova, sinterizados a 1650 ªC, determinadas suas propriedades cerâmicas, obtendo-se valores de tensão de ruptura à flexão compatíveis com os da alumina importada A-16SG da ALCOA.
Assuntos Cerâmica
Óxido de alumínio