Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
305.26098115    S237s    DIS   
Autor Principal Santos, Jorge Luiz Oliveira dos
Entradas Secundárias - Autor Motta-Maués, Maria Angélica , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Antropologia. Mestrado em Antropologia.
Título Principal Saudade e memória social entre pessoas velhas em Belém/PA /
Publicação 2004.
Descrição Física 74 f.; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Antropologia, Mestrado em Antropologia, 2004
Inclui referências bibliográficas
Resumo:a idéia dessa pesquisa foi estudar a saudade como categoria sociológica, a partir das lembranças e do relato delas, entre pessos velhas (homens e mulheres), internados em uma instituição asilar da cidade de Belém/Pa. Inserida na temática da memória, a pesquisa encaminha-se na perspectiva de identificar, compreender e interpretara a possibilidade dessas lembranças saudosas serem "generificadas", isto é, sejam entre outras coisas, informadas pelas diferenciações de gênero. Mais ainda, busca entender como esses velhos e velhas, a partir de suas lembranças saudosas, constroem o seu passado para construir o seu presente, ou seja, quando a recordação do homem e da mulher do passado é significativa para a construção do homem e da mulher do presente. As reconstruções realizadas e expressas no relato desses agentes sociais revelam que a memória é construída socialmente, que existem várias maneiras de lembrar e como o conhecimento sobre o passado é organizado e controlado. Com relação ao conteúdo da memória, revelam também, como diferentes versões do passado estão embutidas em relações sociais, inclusive do presente.
Assuntos Idosos Belém (PA)
Memória na velhice Belém (PA)
Saudade