Número de Chamada
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371.9798 G635e DIS
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Autor Principal
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Gonçalves, Rosiane Ferreira
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Título Principal
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Entre o discurso oficial e práticas efetivas : a educação escolar dos Tembé-Tenetehara no Alto /rio Gurupi/PA / Rosiane Ferreira Gonçalves; orientador, Samuel Maria de Amorim e Sá
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Publicação
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2004.
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Descrição Física
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vi,116 f. : il. (algumas color.) ; 30c cm
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Notas
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Dissertação (mestrado) Inclui referências bibliográficas e anexos Resumo: Estudo sobre a relação entre o ideal da legislação referente à educação escolar indígena em vigor a partir de 1988 e as práticas escolares realizadas entre os Tembé-Tenethara do Alto Rio Gurupi/PA, localizados na parte sul da Reserva Indígena Alto Rio Guamá, no nordeste do Estado do Pará. Tem por objetivo examinar as práticas efetivas de educação escolar entre os Tembé-Tenetehara e as possíveis dificuldades ou facilidades para implementar uma educação que atenda suas condições de alteridade, visto que, a partir da Constituição Federal Brasileira de 1988, uma série de leis, decretos, portarias, resoluções passaram a garantir uma educação escolar específica, difernciada, intercultural e biligüe, cujo fundamento é o reconhecimento da diversidade étnica, lingüística e sócio-cultural, bem como da autodeterminação dos povos indígenas. Trata-se de uma concepção que apresenta um ideal de escola e educação indígenas. Entretanto, as práticas encontradas nas escolas tembé-Tenetehara expressam variações dessa concepção. O desconhecimento de informações relativas à política atual sobre educação escolar indígena por parte de alguns professores; o uso indiferenciado dos livros didáticos, conteúdos, metodologias e calendários das escolas urbanas e/ou rurais, são alguns dos indicativos do contraste entre o texto legislativo e as práticas recorrentes de educação escolar entre os Tembé-tenetehara. Os professores indígenas e não indígenas, sem o apoio pedagógico necessário, fazem de suas práticas um trabalho mais guiado por estratégias pessoais do que por um corpo sistematizado de ações arientadas pela legislação em vigor. A escola/educação Tembé-Tenetehara é analisada, com o auxílio dos referenciais teóricos antropológicos, a partir de suas transformações sócio-históricas e do contato com a sociedade envolvente.
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Assuntos
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Índios Tembé - Educação Índios Tenetehara - Educação
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