Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
371.9798    G635e    DIS   
Autor Principal Gonçalves, Rosiane Ferreira
Título Principal Entre o discurso oficial e práticas efetivas : a educação escolar dos Tembé-Tenetehara no Alto /rio Gurupi/PA / Rosiane Ferreira Gonçalves; orientador, Samuel Maria de Amorim e Sá
Publicação 2004.
Descrição Física vi,116 f. : il. (algumas color.) ; 30c cm
Notas Dissertação (mestrado)
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: Estudo sobre a relação entre o ideal da legislação referente à educação escolar indígena em vigor a partir de 1988 e as práticas escolares realizadas entre os Tembé-Tenethara do Alto Rio Gurupi/PA, localizados na parte sul da Reserva Indígena Alto Rio Guamá, no nordeste do Estado do Pará. Tem por objetivo examinar as práticas efetivas de educação escolar entre os Tembé-Tenetehara e as possíveis dificuldades ou facilidades para implementar uma educação que atenda suas condições de alteridade, visto que, a partir da Constituição Federal Brasileira de 1988, uma série de leis, decretos, portarias, resoluções passaram a garantir uma educação escolar específica, difernciada, intercultural e biligüe, cujo fundamento é o reconhecimento da diversidade étnica, lingüística e sócio-cultural, bem como da autodeterminação dos povos indígenas. Trata-se de uma concepção que apresenta um ideal de escola e educação indígenas. Entretanto, as práticas encontradas nas escolas tembé-Tenetehara expressam variações dessa concepção. O desconhecimento de informações relativas à política atual sobre educação escolar indígena por parte de alguns professores; o uso indiferenciado dos livros didáticos, conteúdos, metodologias e calendários das escolas urbanas e/ou rurais, são alguns dos indicativos do contraste entre o texto legislativo e as práticas recorrentes de educação escolar entre os Tembé-tenetehara. Os professores indígenas e não indígenas, sem o apoio pedagógico necessário, fazem de suas práticas um trabalho mais guiado por estratégias pessoais do que por um corpo sistematizado de ações arientadas pela legislação em vigor. A escola/educação Tembé-Tenetehara é analisada, com o auxílio dos referenciais teóricos antropológicos, a partir de suas transformações sócio-históricas e do contato com a sociedade envolvente.
Assuntos Índios Tembé - Educação
Índios Tenetehara - Educação