Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
401.41    T269a    DIS   
Autor Principal Teles, Maria Clara
Entradas Secundárias - Autor Orlandi, Eni Puccinelli, 1942-
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Curso de Mestrado em Letras
Título Principal Amazônia : na e-fusão dos (s)eus sentidos, a encant-ação, o a-sombramento, as vi(s)agens : um gesto de leiturea / Maria Clara Teles ; orientador, Eni de Lourdes Pulcinelli Orlandi
Publicação 1996.
Descrição Física 88f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Curso de Mestrado em Letras, 1996
Inclui referências bibliográficas
Resumo : Este etrabalho é uma reflexão, na perspectiva teórica da Análise de Discurso da Escola Francesa. Nele tratamos, sobretudo, dos processos de constituição do SUJEITO AMAZÔNICO (SA) discurso, através da relação simbólica entre o Homem e sua realidade social, onde estão presentes, fortemente, a entantação, o assombrmento, as visagens, como efeitos de sentido produzidos por essa relação. O "corpus" analisdo é composto de narrativas de fatos expressos por habitantes das várias microrregiões que formam o Esstaod do Parpá, registradas em fitas-cassete. Bootos, Curupiras, Matintas-Pereiras e Cobras Grandes, distanciadaos da análise de contéudo e fora do domínio das lendas, são considerados como FATOS de língua e de história e têm seus sentidos como "seres" de uma "população" aqui denominada de "informal". Pelas condições de produção do discurso (CP), tal como propões discurso e que são constitutivos do SUJEITO AMAZÔNICO (SA): o s1, o sujeito que narra os fatos fatos acontecidos; o s2, o sujeito vitimado, possuído, assujeitado, transformado pelo e no S; o S, o sujeito enquanto "ser da população informal". A concomitância dos efeitos de sentidos dos s1, s² e S dá o esboço do Homem Amazônico e faz com que sejam reconhecidas as significñcias do imaginário pelo qual se rege, imaginário este que é essencial para compreesão da sua cultura, da sua formação social, da sua história. Considerando como Discurso Fundador, nele o Homemconsitrói seus sentidos e se torna Sujeito em sua história, amazonicamente. A dêixis discursiva é trabalhada na perspectiva de Maigueneau e a consideramos aqui como fundadora, havendo, no entanto, no discurso analisado, uma alteração da ordem dêitica na articulção das referências dos múltiplos sentidos produzidos pela relação "triagular" do Eu - - TU -AQUI - agora. discursivamente, é assim que a enuncição funciona na rede de significânciaas produzidas pela(s) formação(ões) discursivas(s) no discurso amazônida. Formação discursiva que , ao mesmo tempo em que destina sentidos para a Amazônia, configura os sues sujeitos.
Assuntos Análise do discurso Amazônia