Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
621.3815    M827i    1999    DIS   
Autor Principal Moraes, Pedro Cruz Nunes de
Entradas Secundárias - Autor Alcantara Junior, Petrus.
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Exatas e Naturais. Departamento de Física. Curso de Pós-Graduação em Física.
Título Principal Instabilidade em um circuito eletrônico não linear usando um cristal Piezoelétrico / Pedro Cruz Nunes de Moraes ; orientador, Petrus Alcantara Jr.
Publicação Belém : [s.n.], 1999.
Descrição Física v, 36 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Física, Curso de Pós-Graduação em Física, 1999
Inclui referências bibliográficas
Resumo: A dinâmica de um circuito ressonante tipo R-L-C série com elementos capacitivos não lineares: um cristal piezoelétrico de ADP e um diodo retificador comercial, é estudada. Mosstramos a correlaçãp entre previsões teóricas e resulatados experimentais com ocorrência de uma dinâmica diferente psssts cada elemento capacitivo usado no circuito. Quanto o cristal de ADP,a temperatura ambiente (fase paraelétrica) é usado como elemento não libnear do circuito,não são observadas instabilidades do tipo caos deeterminístico, mas, longe da ressonância o circuiito gera sinais harmôniicos de alta ordem, de acordo com a prescrição teórica de um modelo de Duffing que descreve o deslocamento dieléetrico em cristal peizoelétrico usado em um circuito ressonante. O diodo retificador, associado em pararelo com o cristal, permite a ocorrência de caos determinístico por uma rota de Feigenbaum, quanto fixa-se a freqüência da fonte próximo à ressonânci do circuiito e varia-se a amplitude do sinal de entrada. As instabilidades no circuito com o diodo podem ser atribuidas aos seguintes fatores característicos: seu tempo de recuperação reserva e a saturação do estado de polarização reversa.
Assuntos Circuitos eletrônicos
Osciladores harmônicos