Número de Chamada
|
372.357 P856p 1999 DIS
|
Autor Principal
|
Possas, Iris Maria de Moura
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Ferrari, Stephen Francis Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento.
|
Título Principal
|
Programa Gunma : integrando parque ecológico e comunidade no município de Santa Bárbara do Pará, Pará / Iris Maria de Moura Possas; orientador, Stephen Francis Ferrari
|
Publicação
|
Belém : [s.n.], 1999.
|
Descrição Física
|
x, 73 f. : il. ; 30 cm
|
Notas
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento, 1999 Inclui referências bibliográficas Resumo: O Programa Gunma é um projeto de educação ambiental cujo principal objetivo é desenvolver estratégias viáveis de conservação e manejo do Parque Ecológico de Gunma (P.E. Gunma) visando estimular o interesse e a participação da comunidade local do município de Santa Bárbara do Pará. O estudo foi baseado no método de avaliação contínua que contem três fases (Planejamento, Processo, Produto). Foram realizadas entrevistas com 199 moradores locais, afim de identificar os problemas e as atitudes da comunidade em relação ao meio ambiente. No estudo foi incluso a preparação de um logotipo, onde a espécie símbolo escolhida foi o macaco de cheiro (Saimiri sciureus). Duas trilhas interpretativas foram preparadas, enfocando as características da fauna e flora locais, onde 164 estudantes de 5ª à 8ª séries de uma escola do município foram selecionados como público-alvo para a visitarem. Os alunos foram divididos em grupos controle e experimental. Todos os alunos assistiram a uma palestra sobre a fauna e flora locais e conceitos ecológicos, mas apenas o grupo experimental visitou as trilhas durante o período de estudo (o grupo controle visitou as trilhas após o término de estudo). Foram realizadas atividades nas trilhas, como a análise de espécimes animais e vegetais, brincadeiras com conceitos ecológicos, observação e discussão sobre o ambiente. No produto foi avaliado o questionário aplicado com os grupos controle e experimentais em quatro sucessivos testes, dois antes da visita (teste 1 e 2 ), um dois dias após a visita (pós-teste) e outro após um mês (retenção). Em todas as séries, os ecores do teste 1 e 2, estavam estatisticamente similares quanto comparados os grupos controle e experimental, mas foi significativamente elevado (teste Scheffé, p < 0,05) para o grupo experimental no pós-teste e retenção. O estudo, deste modo, demonstra que simples atividades informais são capazes de estimular mudanças na conscientização ambiental de estudantes, e esses espontaneamente a passam à comunidade. O potencial valor para o desenvolvimento de se integrar estratégias de conservação dentro da Amazônia Oriental foi observado através de resultados qualitativos, demosntrados pelo entusiamo e o interesse dos políticos locais.
|
Assuntos
|
Parque Ecológico de Gunma (Santa Bárbara do Pará, PA) Educação ambiental Pará
|
|