Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
372.2    T785a    2001    DIS   
Autor Principal Trescastro, Lorena Bischoff
Entradas Secundárias - Autor Cunha, Myriam Crestian.
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas Curso de Mestrado em Lingüística
Título Principal A avaliação nas práticas de alfabetização : um estudo sobre o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita em classes de ciclo básico I / Lorena Bischoff Trescastro ; orientador, Myriam Crestian Cunha
Publicação Belém : [s.n.], 2001.
Descrição Física 248 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará., Centro de Letras e Artes, Curso de Mestrado em Linguística, 2001
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo : Este trabalho trabalho focaliza as práticas avaliativas no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita em classes de Ciclo Básico I, destacando-se o papel da avaliação formativa como mediadora na aquisição dos conhecimentos lingüísticos e, principalmente, no desenvolvimento de competências de linguagem. Fundamentado a reflexão no âmbito da Didática das Línguas - conjunto dos discursos sobre o ensino-aprendizagem das línguas -, objetiva realizar de maneira integrada um estudo sobre a alfabetização e a avaliação, com vistas a contribuir para a renovação das práticas de alfabetização. Para tanto, contextualiza-se a avaliação da aprendizagem nos diferentes enfoques teóricos sobre alfabetização, destacando seu papel no processo de ensino-aprendizagem. Analisam-se as práticas avaliativas no inteiror do processo de alfabetização em quatro classes de Ciclo Básico I, a partir de informações obtidas nos documentos escolares, na explicitação das concepções docentes sobre processo de ensino-aprendizagem e na descrição das práticas de alfabetização. Pretende-se assim evidenciar a estreita relação entre as concepções teóricos-metodológicas adotadas e as práticas avaliativas, identificando procedimentos didáticos inerentes à avaliação formativa que favorecem o processo de alfabetização. Dentre as práticas de alfabetização analisadas , constatou-se que aquelas que propõem atividades mais construtrivas e/ou comunicativas e interativas do que reprodutivas e individuais enfatizam muito mais o processo de ensino-aprendizagem do que o resultado da atividade do aluno. Desse modo, possibilitam um grau maior de situações didátivas suscetíveis de favorecerem as práticas avaliativas do tipo formativo no processo de ensino-aprensizagem da leitura e da escrita em classes de Ciclo Básico I.
Assuntos Alfabetização
Aprendizagem
Leitura
Escrita