Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
363.125    R696a    2001    DIS   
Autor Principal Rodrigues, Márcio José Matos
Entradas Secundárias - Autor Assis, Grauben José Alves de
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Avaliação do desempenho de alunos no ensino médio a partir de um programa especial de trânsito / Márcio José Matos Rodrigues ; orientador, Grauben José Alves de Assis
Publicação Belém : [s.n.], 2001.
Descrição Física 49 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará., Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2001
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo : O Código Brasileiro de Trânsito define trânsito como a utilização das vias por pessoas, veículos, e animais isolados ou em grupos, conduzidos ou não para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga e diz que o trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional deTrânsito, e estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito. A educação de trânsito é um elemento essencial para a preservação da vida no trânsito. Através da educação e de outras medidas como a fiscalização e a engenharia, pode-se diminuir os conflitos e acidentes de trânsito. Uma das formas que a educação de trânsito pode ser trabalhada é através da ação dos professores nas escolas para que estes ajam como agentes multiplicadores em relação a seus alunos. Muitos acidentes de trânsito acontecem na "Adolescência". Grande parte dos adolescentes estudam no Ensino Médio. Assim, faz-se necessáario um trabalho educacional junto aos alunos do Ensino Médio, desenvolvendo-se programas de trânsito nas disciplinas que fazem parte desse grau. O objetivo desse estudo foi avaliar um programa de ensino especial voltado para a educação para o trânsito no Ensino Médio. O estudo constou de três fases. Na primeira foram aplicados pré-testes aos alunos submetidos aos programas de trânsito nas disciplinas já mencionadas. Na segunda fase houve a aplicação dos programs de trânsito para cada disciplina e na terceira fase, depois que os programas foram ministrados pelos professores das disciplinas selecionadas, foram aplicados os mesmos testes usados antes do início dos programas. Comparou-se os resultados dos pré-testes com os testes finais entre os alunos que participaram dos programas de trânsito. Os resultados mostraram que a apresentação desse programa especial de trânsito para as disciplinas selecionadas, afetou positivamente no desempenho dos alunos submetidos a esse programa. Conclui-se então que, apesar da possível interfência de outras variáveis presentes durante a aplicação do programa, como a história de vida dos alunos, as condições de ensino das escolas e a didática escolhida por cada professor, não se pode descartar esses resultados que mostraram um desempenho positivo nos testes finais com todos os participantes em todas as disciplinas em relação aos pré-testes e, portanto, seria recomendável a aplicação desse programa especial de trânsito nas disciplinas de Ensino Médio em outras instituições, para assegurar sua generalização, sem desconsiderar que Educação para o Trânsito deva ser incorporada a Educação geral, com todas a sua complexidade.
Assuntos Segurança de trânsito - Estudo e ensino (Ensino médio) Belém (PA)
Acidentes de trânsito