Número de Chamada
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155.418 S586e 2001 DIS
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Autor Principal
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Silva, Carla de Cássia Carvalho da.
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Entradas Secundárias - Autor
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Magalhães, Celina Maria Colino Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
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Título Principal
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Um estudo sobre parceiros pouco privilegiados no grupo social / Carla de Cássia Carvalho da Silva ; orientador, Celina Maria Colino Magalhães
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Publicação
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Belém : [s.n.], 2001.
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Descrição Física
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155 f. : il. ; 30 cm
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Notas
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2001 Inclui referências bibliográficas e anexos Resumo : Diferente dos demais animais sociais, o animal humano, ainda na infância, começa a identificar cada pessoa de uma forma singular e a consturir interações e relações compatíveis com esta sigularidade. Reconhecer cada membro de uma maneira individual e formar laços interpessoais é o que caracteriza a sociabilidade humana e favorece o desenvolvimento de relações sociais diferentes, uma vez que cada indivíduo, mesmo pertecendo ao mesmo grupo, relaciona-se de forma única com cada novo parceiro, o que abre espaço tanto para a aceitação quanto para a rejeição social. Diferentes estudos, tem demonstrado haver diferenças significativas na forma de comportar-se das crian ças qque sofrem rejeição social. Este trabalho objetivou analisar os comportamentos de creianças que são rejeitadas nas interações sociais de sala de aula. Para tanto, optou-se por invesstigar dusa turmas, maaternal e alfabeetização, de forma que se pudesse comparar os dados advinhos de faixa etária diferentes, cerianças de 2 a 3 anos e crianças de 5 a 6 anos. O ambiente, foi uma escola particular do centro de Belém que atende famílias de classe média e média alta. O procedimento foi dividido em quatro momentos: escolha da turma, habituação, entrevista com a criança (seleção dos parceiros preferidos e preteridos) e observação comportamental pela técica de Registro Focal a cada minuto. Como alternativa de análise dos dados optou-se pela construção de árvores socimétricas, para cada criança preferida e preterida, por um sistema de categorias Pró-social e Negativa e pela elaboração e análise de índice de sociabilidade de cada sujeito e do grupo de preferidos e preteridos. Os resultados demostraram que crianças preferidas tendem a apresentar mais comportamentos do tipo negativo do que pró-social, mas esses comportamentos são derecionados a determinadas crianças do grupo, o que possibilita a reflexão de que rejeição social ocorre por fatores inerente a interação diática e não apenas a características individuais da criança.
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Assuntos
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Interação social Crianças - Desenvolvimento Rejeição (psicologia)
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