Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
305.5633098115    P813t    2000    DIS   
Autor Principal Ponte, Laura Arlene Saré Ximenes
Entradas Secundárias - Autor Lima, Deborah de Magalhães , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Antropologia. Mestrado em Antropologia.
Título Principal Tradição e mercado - os produtores de farinha-de-tapioca no Distrito de Americano - PA : suas representações e identidade / Laura Arlene Saré Ximenes Ponte ; orientador, Deborah de Magalhães Lima
Publicação 2000.
Descrição Física xvii, 125 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Antropologia, Mestrado em Antropologia, 2000.
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo : A dissertação trata da estrutura de produção de farinha-de-tapioca de três locais: Vila de Americano e Colônias de Ferreira Pena e de São Luiz, pertencentes ao Distrito de Americano - Pará, bem como das representações sobre o Distrito de Americano - PA elaboradas pelas lideranças locais com a finalidade de criar imagens positivas de Americano em oposição à imagem negativa do lugar, vinculada à existência de uma penitenciária. Tomo como referência empírica os dados da produção das unidades produtivas pesquisadas e como referências teóricas a literatura que discute o campesinato e os pequenos produtores de mercadoria, visando situar o meu objeto de estudo e assim caracterizá-lo. Ao lado dos dados "contábeis" das unidades produtivas registrei, através de entrevistas e observação direta, o material que permite ver as construções das representações sobre si mesmos e sobre os prisioneiros da Penitenciária de Americano. As lideranças locais, que constituem a categoria que vem mais contribuindo para a construção das representações sobre Americano, elegeram como ícone do lugar os produtores de farinha-de-tapioca, pois esta categoria social é que tem um vínculo como o passado de agricultores. É a condição de agricultores que querem ser lembrados. E a categoria de produtores de farinha-de-tapioca possibilita uma continuidade com o passado. Daí porque as representações são elaboradas enaltecendo a produção da farinha-de-tapioca do Distrito de Americano. A dissertação é composta do material exposto aqui e pelo vídeo A Farinha-de-tapioca de Americano no Pará.
Assuntos Camponeses Pará
Prisões Pará
Trabalho de presidiários Pará