Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
398.352    P813a    DIS   
Autor Principal Ponte, Romero Ximenes
Entradas Secundárias - Autor Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Antropologia. Mestrado em Antropologia.
Título Principal Amazônia a hipérbole e o pretexto / Romero Ximenes Ponte ; orientador, Raymundo Heraldo Maués
Publicação Belém : [s.n.], 2000.
Descrição Física 174 f. : il. ; 29,5 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Antropologia, Mestrado em Antropologia, 2000
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo : O autor trabalha a idéia de uma "Sociedade de Mulheres" como o caminho do imaginário amazônico para criar formas hiperbólicas e pretextuais da definição da representação da região amazônica. Tais formas se converteram em arquétipos reproduzidos através da história. As amazonas como hipérbole fundadora não representam o delirante, nem em arquétipos reproduzidos através da história. As Amazonas como hipérbole fundadora não representam o delirante, nem o falso, mas significam a "teoria da sociedade". A coicidência entre os imaginários indígenas e europeu em torno da idéa da "sociedade de mulheres" deu ao mito/fábula um poder avassalador a ponto de convertê-lo em arquético do modo de pensar a realiade.
Assuntos Mulheres - Mitologia
Amazonas (Mitologia)
Amazônia - Civilização História