Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
597.098115    M758d    2001    DIS   
Autor Principal Montag, Luciano Fogaça de Assis
Entradas Secundárias - Autor Barthem, Ronaldo Borges
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Biológicas. Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas.
Título Principal Diversidade, distribuição e estrutura da comunidade de peixes na Estação Científica Ferreira Pena : Amazônia Oriental / Luciano Fogaça de Assis Montag ; orientador, Ronaldo Borges Barthem.
Publicação [Belém] : [s.n.], 2001.
Descrição Física x, 115 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Biológicas, Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, 2001.
Inclui referências bibliográficas
Resumo : A conservação da biodiversidade nos ecossistemas aquáticos é um dos desafios mais importantes e difícies que se enfrenta o mundo atual. De acordo com as informações disponíveis, a biodiversidade dos ecossistemas aquáticos é pobremente conhecida, quanto se compara com ecossistemas terrestres tropicais. A carência nesta área inclui o conhecimento sistemático e taxonômico ds espécies, suas relações filogenéticas, biogeográficas e ecológicas. A primeira questão aqui abordada é a caracterização do ambiente, onde observou-se a ocorrência de uma variação espacial quanta às características ambientais ao longo dos rios, principalmente pelas variáveis morfológicas (largura e profundidade), destacando-se os trechos inferiores, caracterizados por uma zona de transição entre rio e lago. A questão seguinte é a estimativa de riqueza de peixes na Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn). Para isto utilizou-se de protocolos com várias técnicas de captura, e obteve-se 130 espécies , sendo que 39 foram apenas separadas como morfoespécie, indicando que aproximadamente 30 % da fauna pode ser nova para a ciência ou não possui uma literatura adequada para a identificação. Mesmo assim, acredita-se que o conjunto de espécies coletadas no inventário representou razoavelmente a ictiofauna da área. A terceira e última questão é caracterizar as comunidades ictias e explicitar o padrão de distribuição das espécies em relação aos hábtats investigados. Pode-se observar que a composição de espécies nas comunidaades seguiu a padrão de substituição e adição. A maior diversidade de espécie foi observada em geral para os trechos finais dos rios. O aumento no volume d'água e na área de alguns hábitats nos rios, possibilita que os mesmos sejam explorados por um número maior de indivíduos e por novas espécies.
Notas Locais Museu Paraense Emílio Goeldi
Assuntos Estação Científica Ferreira Penna (Belém, Brasil)
Peixe Caxiuanã (Melgaço, PA)
Ecossistema
Caxiuanã (Melgaço, PA)