Dados do Acervo - Teses

Número de Chamada   
 
614.53209811    C871c    2001    T   
Autor Principal Couto, Alvaro Augusto Ribeiro D'Almeida
Entradas Secundárias - Autor Souza, José Maria de , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Biológicas. Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas.
Título Principal Caracterização de cepas de Plasmodium Falciparum e monitorização longitudinal da resistência a drogas em duas áreas da Amazônia Brasileira / Alvaro Augusto Ribeiro D'Almeida Couto ; orientador, José Maria de Souza.
Publicação Belém : [s.n.], 2001.
Descrição Física xix, 365 f. : il. ; 30 cm
Notas Tese (doutorado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Biológicas, Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, 2001.
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo : Dois estratos espidemiológicos se destacam como fonte de manutenção e disserminação da malária. São as áreas de garimpo e projetos de assentamentos populacionais e agropecuários. Foram selecionados, como representantes dessas áreas, o Distrito de Lourenço/AP (Área2). Nessas áreas foram desenvolvidos estudos sobre a prevalência e evolução da resistência do P.falciparum às drogras cloroquina, amodiaquina, qinino e mefloquina, no período de 1983 a 1995, com enfoque sobre as características eco-ambientais e sócio-econômicas. Nossos resultados mostram que do ponto de vista geo-físiconão parecem existir diferenças significativas que possam influenciar na epidemioloia da malária nas áreas estudadas. Entretanto, quanto ao padrão sócio-econômico, considerado baixo em ambas as áreas, existem diferenças importantes no que se refere aos serviços básicos de saúde, educação e habitação, estes com melhor qualidade em Paragominas/PA. O movimento populacional foi o fator considerado, no presente estudo como o de maior impacto sobre a prevalência da malária e a disseminação da resistência da resistência às drogas antimaláricas. Identificou-se elevada prevalência de resistência à cloroquina nas duas áreas, 79,8 % em Lourenço/AP e 68,4 % em Paragominas/PA, enquanto que para a amodiaquina e o quinino foram observadas flututuações, dependendo do período em que foram realizados os estudos. Para a mefloquina não foram observadas cepas resistentes, mas perda de sensibilidade ao longo do tempo. Na evolução temporal da resistência, destaca-se uma forte associação entre resistência à clorquina e perda de sensibilidade ao quinino.
Notas Locais Museu Paraense Emílio Goeldi
Assuntos Plasmodium falciparum Amazônia
Resistência à drogas
Malária Amazônia