Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
980.41    D671d    DIS   
Autor Principal Domingues-Lopes, Rita de Cássia
Entradas Secundárias - Autor Beltrão, Jane Felipe
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Antropologia. Mestrado em Antropologia.
Título Principal Desvendando significados : contextualizando a coleção etnográfica Xikrín do Cateté / Rita de Cássia Domingues-Lopes ; orientadora, Jane Felipe Beltrão
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física 99 f. : il. ; 29 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Antropologia, Mestrado em Antropologia, 2002.
Inclui referências bibliográficas
Resumo : A dissertação tem como objeto estudar a Coleção Etnográfica Xikrín do Cateté que está sob a guarda da Reserva Técnica do Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Pará. A coleção Xikrín do Cateté é formada por 144 artefatos, coletados pelo antropólogo Protásio frikel (1912-1974) no início da década de 60, ao realizar trabalho de campo entre os Xikrín. O grupo indígena é considerado na literatura antropológica como um sub-grupo Kayapó, flante de dialeto da língua Kayapó, da família Jê, pertencente ao tronco lingüístico macro-Jê. Vivem às margens do rio Cateté, no município de Parauapebas, na região sudeste do estado do Pará. Atualmente, habitam duas aldeias: a aldeia Catetê, com 600 pessoas e a aldeia Djudjê-kô, com 240 pessoas, distante uma da outra cerca de 18 km. A Coleção é estudada com o proósito de contextualizar os artefatos que a constituem na busca de desvendar significados e sentidos e de reconhecer pontencialidades atuais de uso dos objetos. Na trilha da contextualização, utilizo a Antriopologia Interpretativa e a análise do discurso associadas aos dados obtidos durante o trabalho de campo realizado junto ao grupo, em julho de 2000 e no período de fevereiro a abril de 2001, indo da Coleção Etnográfica as aldeias Xikrín. A Coleção foi classificada a partir de Berta Ribeiro (1988), compreendendo adornos plumários e adornos de mateirasi ecléticos dque ornamentatam o corpo Xikrin no dia-a-dia e em momentos rituais, como Mer^rrêméi; há também, armas; instrumentos musicais; objetos rituais, mágicos e lúdicos; traçados e objetos utilizados na prepraração de alimentos, para o conforto doméstico e o trqbalho manual, observado na Reserva e nas aldeias. A produção e o uso de 60 % dos artefatos obserevados na Coleção Etnográfica Xikrín do Cateté refletem aspectos da ralidade e da identidade Xikrín apreendidas de geração a geração considerando valores e concepções que os aproximema e os distinguem dos demais grupos indígenas.
Assuntos Índios Xikrin
Índios da América do Sul Brasil
Etnologia Brasil