Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
152.4    M242m    DIS   
Autor Principal Malcher, Leonardo Fabiano Sousa
Entradas Secundárias - Autor Maués, Maria Angélica Motta
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Antropologia. Mestrado em Antropologia.
Título Principal Mulheres querem amor, homens querem sexo? : amor e masculinidades entre jovens de camadas médias urbanas de Belém-Pa / Leonardo Fabiano Sousa Malcher ; orientadora, Maria Angelica Motta-Maués
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física 112 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Antropologia, Mestrado em Antropologia,2002.
Resumo : Este estudo tem como objetivo analisar de que forma jovens de camadas médias urbanas de Belém (PA) concebem a noção de amor a vivenciam suas práticas amorosas no contexto da construção das masculinidades. O estudo é direcionado para as noções e práticas de amor a partir do que pensam/dizem os próprios homens jovens focalizados na pesquisa. A faixa etária eleita é aquela entre 18 a 25 anos. Estes jovens não estão situados em espaços bem definidos, como um bairro, uma escola ou uma instituição; meus interlocutores são defenidos e delimitados como jovens pertencentes a camadas urbanas médias/altas, com nível de instrução de segundo a terceiro graus e que partilham certos espaços comuns de sociabilidade. O foco neste grupo específico se dá por serem estes jovens, filhos de uma geração, sem considerar a questão de classe, que vivenciou, ativamente ou não, as mudanças impulsionadas pelo feminismo da década de 70. O amor é tido aqui como "o tipo" de amor idealmente corrente na sociedade ocidental, o amor romântico. De que forma estes jovens estariam, hoje, lidando com o amor em seus relacionamentos? Como estariam eles concedendo o amor? Como "coisa de mulher"? Os "mundos" dos sentimentos e da razão estariam hoje mais difusos entre homens e mulheres? São questões referidas no trabalho.
Assuntos Amor Belém (PA)
Juventude Belém (PA)
Masculinidade (Psicologia) Belém (PA)