Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
660.043    C198e    DIS   
Autor Principal Campos, Lena Márcia de Oliveira
Entradas Secundárias - Autor Souza, Célio Augusto Gomes de
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Engenharia Química. Curso de Mestrado em Engenharia Química.
Título Principal Eficiência de romoção de CO2 em um lavador direto de gases : efeito da concentração das soluções de lavagem / Lena Márcia de Oliveira Campos ; orientador, Célio Augusto Gomes de Souza
Publicação Belém : [s.n.], 2001.
Descrição Física ix, 74 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Química, Curso de Mestrado em Engenharia Química, 2001.
Inclui referências bibliográficas
Resumo : Neste trabalho estuda-se desempenho (eficiência) de um lavador de gases, tipo torre de aspersão que possui entrada direta de gases, através da absorção do gás CO2 por soluções alcalinas de Na2CO3, NaOH e KOH em direfentes concentrações. A quantidade de gás absorvido foi medida através de equipamento específico para análise de produtos de combustão e leva em consideração o conjunto de parâmetros do sistema ( temperatura, queda de pressão, vazão de gás e de líiquido e concentração da solução). O lavador apresentou um bom rendimento na remoção de gás CO2, considerando as diferentes concentrações das soluções absorventes, obteve-se valores de eficiência na faixa de 52 % a 91 %. Os resultados obtidos permitem que a eficiência do lavador vesus as concentrações ds soluções sejam ajustados por uma equação matemática, sugerida na literatura para sistemas de remoção de poluentes por soluções alcalinas. Foi proposto utilizar uma segunda equação matemática buscando melhor ajuste dos pontos experimentais do processo em função da eficiência do lavador e concentração das soluções alcaninas.
Assuntos Gases - Absorção e adsorção
Ar - Poluição
Poluentes