Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
616.858842    N935a    DIS   
Autor Principal Novaes, Idaisa do Socorro Sales .
Entradas Secundárias - Autor Aguiar, Maria Socorro dos Santos
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Análise preliminar da relação mãe-criança portadora da Síndrome de Down, de 0 a 3 anos de idade, em um contexto de interação social na instituição APAE-Belém / Idaisa do Socorro Sales Novaes ; orientadora, Maria Socorro dos Santos Aguiar. -
Publicação [Belém] : [s.n.], 2002.
Descrição Física 66 f. : il. ; 29,1 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2002
Inclui referências bibliográficas
Resumo : A síndrome de Down é caracterizada pelo atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e função intelectual limitada. Esse atraso da criança com síndrome de Down, pode ser minimizado por processos de estimulação, onde estímulos são transformados em estratégias específicas, sendo utilizadas para aumentar os níveis de interesse, atenção e habilidades da criança. Alguns processos de estimulação utilizam técnicas passivas e mecanicistas, não levando em consideração o processo de interação social que se estabelece entre criança e seu meio ambiente, principalmente a interação estabelecida entre mãe e criança, que se mostra uma relação muito rica e facilitadora para aquisição de habilidades em crianças. Esta pesquisa objetivou avaliar o padrão de interação entre crianças portadoras de síndrome de Down e suas genitoras, em um contexto rico em estímulos. Foram sujeitos da pesquisa 2 crianças com idade entre 0 e 3 anos e suas mães, pertencenes ao quadro de crianças da instituição Apae de Belém. Estes sujeitos foram expostos a um contexto de interação social, no qual as mães foram orientadas a interagirem com suas crianças, estimulando-as de forma a mais natural possível. Os resultados indicaram que, à medida que as crianças foram desenvolvendo, as genitoras foram progressivamente, deixando de interagir diretamente com as crianças e que a qualidade das interações obtidas por estas, parecem ter contribuído para aquisição de habilidade comportamentais nessas crianças.
Assuntos Down, Síndrome de
Mãe e filhos
Interação social