Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
362.74098115    B856a    DIS   
Autor Principal Santa Brigida, Myrle do Socorro Monteiro .
Entradas Secundárias - Autor Rodrigues, Carmen Izabel
Beltrão, Jane Felipe
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Antropologia. Mestrado em Antropologia.
Título Principal Anônimos e humanos : moradores de rua em Belém / Myrle Santa Brigida ; orientadoras, Carmem Izabel Rodrigues, Jane Felipe Beltrão. -
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física vi, 143 f. : il. ; 30,3 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Antropologia, Mestrado em Antropologia, 2002.
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo : Este estudo trata dos anõnimos e humanos moradores de rua, através da observação e análise dos fragmentos do cotidiano desse grupo em Belém do Pará. trata-se de contar e entender como vivem as pessoas que resolvem ocupar o espaço da rua como local de moradia, sociabilidade, trabalho, lazer e, principalmente, sobrevivência. O estudo foi feito através de trabalho de campo, realizado de setembro de 1999 a outubro de 2001, registrando o cotidiano de um grupo composto de mais ou menos vinte e duas pessoas: crianças, adolescentes e adultos (homens e mulheres) que se agrupam através de solidariedade, afetividade, sociabilidade e educação, localizadas na cidade de Belém, na área do centro comercial, espaço intitulado hoje"Complexo do Ver-O-Peso". As informações da pesquisa foram coletadas através de observações/anotações de campo, fotografias e entrevistas com os moradores de rua. Os resultados da pesquisa revelaram que os moradores de lugar por perseguições policiais em busca de locais para viver. Quando são retirados das ruas ou saem por escolha pessoal vão para abrigos, prisões ou retornam à casa da família. O que os conduz à rua: desentendimento na família, fuga do lar por maus tratos e migração de dicades próximas em busca de emprego. São pessoas que na rua, ao estabelecerem laços de soabilidade, namoram, casam, ficam tristes/alegres, sofrem violência física, social e moral, roubam ou trbalham no mercado informal. Este estudo revela a vida que essas pessoas levam nas ruas, seus laços de amizade, afeto e sua memória, bem como vida que essas pessoas levam nas ruas, seus laços de amizade, afeto e sua memória, bem como as aagressões que sofrem nos espaços que freqüentam. Com a pesquisa pretende-se retirá-los do anonimato, revelando sua humanidade.
Assuntos Menores de rua Belém (PA)
Pobres Belém (PA)
Crianças pobres Belém (PA)